[ editar artigo]

A diferença entre as soft skills e as hard skills

A diferença entre as soft skills e as hard skills

Hard Skills

As hard skills (competências técnicas), por muito tempo, foram a principal fonte de análise de um profissional. Por natureza, elas são habilidades profissionais que podem ser mensuradas de alguma forma, portanto são facilmente identificadas. Elas são aprendidas e ensinadas, por meio de cursos, treinamentos, workshops, graduação, na prática, etc.

A má notícia com relação as hard skills, é que estas habilidades não contam mais com o mesmo apelo do passado. Não digo que não são importantes, bem pelo contrário!

O que eu quero reforçar é que as soft skills, têm muita importância, sendo um fator decisivo para o sucesso profissional.

Soft Skills

As soft skills são habilidades sociocomportamentais, ligadas diretamente com as aptidões mentais e a capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais.

Sua importância na avaliação de um colaborador vem crescendo graças a mudança de paradigma ocorrida nas empresas nos últimos anos. De nada adianta contar com profissionais tecnicamente capacitados, mas que tenham dificuldade em lidar com ambientes de pressão ou de trabalho colaborativo.

Polo de Liderança Sebrae
Ana Paula Frizzo
Ana Paula Frizzo Seguir

Minha missão de vida é desenvolver pessoas, de forma a fomentar uma postura empreendedora na gestão da própria carreira.

Ler conteúdo completo
Indicados para você