[ editar artigo]

A grande transformação de todos nós

A grande transformação de todos nós


O momento é de transição e transformação, isso já ocorreu diversas vezes na história da humanidade, a diferença é a velocidade das mudanças em curto espaço de tempo. O que gera naturalmente incertezas e muitas dúvidas sobre o futuro de todos, sejam governos, organizações, empresas, profissionais, líderes e do próprio indivíduo e sua comunidade. O importante disso tudo é observarmos com atenção o que está acontecendo ao nosso redor e as potenciais tendências que começam a aparecer, mais ainda com razoáveis riscos e incertezas, devido as dificuldades de previsibilidade e conhecimentos anteriores.

A pandemia da covid-19 foi e continua sendo uma catástrofe de proporções globais. Foram muitas vidas perdidas, empresas e profissionais que perderam os seus negócios. Como tudo na vida devemos tirar dos momentos difíceis grandes aprendizados, desta forma temos condições de sobreviver e nos tornarmos mais fortes. Esta é uma lei do processo de evolução da natureza, onde os mais adaptados terão maior probabilidade do sucesso, conforme teoria científica elaborada pelo genial naturalista Charles Robert Darwin. 

Do ponto de vista biológico todos estão aptos a passar pelas atuais dificuldades e se tornarem mais fortes, porém existe um fator fundamental e que depende de cada um, que é o fator emocional, para alguns especialistas é chamado de inteligência emocional. Esta questão do emocional é o grande desafio para o processo de transformação que todos estão passando. Esta questão é de grande complexidade e existem diversos especialistas com teorias sobre o tema, que podem ajudar nesta questão do desenvolvimento da inteligência emocional, inclusive com apoio direto e pessoal. O que a maioria das teorias sobre o tema apresentam em comum é a necessidade de um autoconhecimento e uma posição mental positiva e focada, isso ajuda muito no desenvolvimento da inteligência emocional. E destacam a importância de evitar as radicalizações, aceitando e entendendo o outro, criando uma lógica de empatia.

Então uma das características mais importantes neste momento para os governantes, líderes, empreendedores e profissionais, visando o seu sucesso e das suas organizações, empresas e comunidades é a inteligência emocional, que é um conceito originário da psicologia que ressalta a capacidade do indivíduo em reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e dos outros, apresentando melhor capacidade em lidar com problemas e com as pessoas. Esta capacidade de perceber e expressar emoções, compreendendo e racionalizando sobre elas, promovem um maior autocontrole, regulando as questões para si próprio e para os outros. 

O desenvolvimento da inteligência emocional é complexo. O primeiro passo é entendermos esta questão, sabermos que todos tem a capacidade para superar as dificuldades, sendo que o emocional é o grande desafio a ser transpassada e para isso a orientação, a informação, o conhecimento e a auto avaliação podem ser instrumentos poderosos a serem buscados para sermos bem-sucedidos no processo de transformação que está se passando.

Polo de Liderança Sebrae
Renato Dias Regazzi
Renato Dias Regazzi Seguir

https://loja.letraseversos.com.br/loja/produtos-detalhes/8NRROJPJ/Lideranca-Transformadora-Empreendedora.html

Ler conteúdo completo
Indicados para você