[ editar artigo]

A LIDERANÇA É NATA OU PODE SER DESENVOLVIDA?

A LIDERANÇA É NATA OU PODE SER DESENVOLVIDA?

Trabalho com formação de líderes há mais de 25 anos e essa pergunta sempre esteve presente em meus cursos e atendimentos: “a liderança pode ser desenvolvida ou estamos desperdiçando nosso tempo e dinheiro com todo esse esforço em capacitação?”

O que geralmente escuto é: “podemos formar bons gerentes, mas líder de verdade já nasce líder.”

Porque as pessoas fazem essa distinção? E alguns ainda colocam o “chefe” no meio dessa confusão.

Gosto muito do conceito que Kouzes e Posner apresentam no livro O Desafio da Liderança, e que nos ajuda a responder essa questão.

“Liderança é a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas.”

Primeiramente, liderança é uma arte, é como tal, é um processo, uma ação, um conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos. E não uma posição... por isso empiricamente já fazemos a distinção com a chefia (posição).

Mobilizamos pessoas em todas as dimensões da vida. Para muito além dos muros das organizações, pessoas estão sendo mobilizadas nas escolas, nas comunidades, nas igrejas, na política, nas ruas... a liderança é um fenômeno social e não empresarial.

Fazer com a que a pessoa FAÇA, é fácil. Na sociedade temos a força da lei. Nas empresas temos a força das normas e procedimentos. Nas ruas temos a força física e das armas. Temos a força da coação, da ameaça, da punição e tantas outras formas de fazer com o que outro faça. Mas com a liderança QUEREMOS fazer.

Mas não basta querer fazer algo. É preciso método, planejamento, organização. É preciso conseguir recursos, administrar interesses... não basta mobilizar as pessoas para que elas queiram lutar por algo, é preciso GERENCIAR para que esse algo aconteça. Um líder também é um gerente.

“Aspirações compartilhadas”... E aqui está a resposta para a pergunta se a liderança pode ou não ser desenvolvida. Pessoas não seguem cargos, seguem ideias. São as ideias que nos inspiram. É a visão de onde podemos chegar que nos mobiliza à ação. Lutamos por ideias, por sonhos e por pessoas que representam isso.

Pelo o que você acorda todos os dias? O que está construindo? Qual o seu chamado? Que legado você quer deixar? Que sonho quer concretizar? Não importa se é ser a melhor empresa do seu bairro ou criar uma horta comunitária. É preciso ir além da tarefa, da burocracia, da rotina, da atribuição.

O que fará de você um líder é ter uma aspiração e ter a coragem de compartilhar essa aspiração. Você verá que não importa o tamanho do seu sonho, se ele ajudará 10 pessoas ou mil. O que faz um líder é... ter seguidores!

Uma revolução silenciosa acontece todos os dias. São empresários, políticos, estudantes, donas de casa, estudantes. São homens e mulheres que ousam sonhar e encontram pessoas que querem lutar por aquilo também!

Polo de Liderança Sebrae
Solange de Castro
Solange de Castro Seguir

Há 25 anos desenvolvendo lideranças, tem ajudado as organizações a ajustarem suas culturas às novas exigências do homem integral, por meio de treinamentos, coaching, mentorias e consultorias. Idealizadora do programa www.caminhosdalideranca.com.br

Ler conteúdo completo
Indicados para você