[ editar artigo]

A MENTALIDADE DO LÍDER

A MENTALIDADE DO LÍDER

5 pontos essenciais para crescer no cenário atual

Se você é um empreendedor ou líder de alguma organização e está esperando que este momento passe para que tudo volte ao normal, convido-o a uma reflexão. Pense sobre Negacionismo, que é a recusa em aceitar uma realidade empiricamente verificável, é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Será que você está sendo negacionista em algum nível?

Um empreendedor ou líder que insiste em não aceitar as mudanças aceleradas por este cenário está fadado ao fracasso devido à demora para incorporar as mudanças.  Assim vem uma questão que merece debate: O que difere as pessoas que se sobressaem diante das transições que acontecem cada vez mais rápidas?

É possível encontrar uma explicação para isso no modelo mental ou mindset, que nada mais é que a mentalidade ou configuração da mente. O modelo mental vai sendo formado ao longo da vida por fatores sociais, culturais, pessoais e psicológicos. O ambiente, as experiências e as informações adicionadas vão construindo um filtro, o modelo mental, que pode se modificar a cada nova experiência ou informação significativa. E é por esse filtro que uma pessoa enxerga, sente, analisa e toma decisões, por isso a Mentalidade do Líder é um tema recorrente e tão importante.

Para se sobressair em qualquer cenário é preciso ter consciência da própria mentalidade. Entender profundamente as bases de como pensa, sente e toma decisões é o primeiro passo para iniciar uma reconfiguração assertiva com seus objetivos. Para tanto, é importante se questionar: Quais crenças tenho que prejudicam meus objetivos? O que preciso mudar no meu jeito de pensar para vislumbrar novas possibilidades? Quais gatilhos me levam a ter pensamentos nocivos?  Como pensam as pessoas que admiro pelos comportamentos e resultados?

O processo de mudança é desafiador e complexo. É importante entender que para mudar atitudes é preciso mudar comportamento, para mudar comportamento é preciso mudar as crenças, para mudar crenças é preciso rever os valores sobre os quais aquela crença está enraizada. Mudar apenas a atitude torna a mudança superficial, mudar comportamento sem mudar crenças torna a mudança fugaz.  

Assim para obter a mentalidade evolutiva que deseja, é preciso identificar o que na sua base de valores, fatores emocionais e crenças está incoerente com esse objetivo e começar o processo de transformação com informações, pensamentos, atitudes e novos comportamentos, até que seu modelo mental constate que a maneira atual é melhor que a anterior e incorpore a mudança. Para tanto, é imprescindível o incansável exercício de se observar, sondar seus próprios pensamentos no dia a dia e fazer um diálogo interno: Por que estou pensando isso? E se eu pensar diferente? E se eu estivesse do outro lado? Qual seria o resultado se eu agisse com outros pensamentos em mente? Quais são os preconceitos que me impedem de enxergar de forma diferente?  E todas as vezes que identificar um pensamento errático deve confrontá-lo com afirmações positivas acerca do assunto.  Assim, se algo acontece que lhe faz recorrer ao velho pensamento de que isso não vai dar certo ou que você não vai conseguir, por exemplo, você deve duvidar desse sentimento e pensamento e fazer autoafirmações de que pode, que é possível, que tem coragem e que vai enfrentar o desafio.

Para se sobressair em qualquer cenário é preciso ter uma mente que aprende, flexível, disposta a enxergar qualquer situação como um desafio de aprendizagem.

Pense na seguinte situação:

E se ao invés de ter ocorrido uma crise pandêmica tivesse ocorrido uma explosão solar e todo planeta tivesse ficado sem energia por uma semana e a internet não pudesse ser reestabelecida pelos próximos 2 anos. Qual foi o seu primeiro pensamento com esse cenário? O que você faria? O primeiro pensamento lhe dá uma pista do seu modelo mental e o que você imagina que faria indica se você pode se sobressair ou sucumbir.

Então, a mudança de Mentalidade trata-se de reconfigurar sua mente para enfrentar qualquer situação sem paralisar, para ter foco na solução, no positivo, na ação, enfim nos seus objetivos.

E diante do cenário atual o que é preciso ao empreendedor para crescer?

O papel do líder nesse momento não é apenas conduzir o processo de inovação, é incorporar a essência digital e guiar ou criar uma equipe para respirar, ver, sentir e viver nesse contexto e com essa realidade de forma positiva. O papel do líder é criar uma identidade coletiva para o seu negócio, é fazer com que sua equipe e clientes sejam parte do propósito.

Sendo assim, é significativo ressaltar que independentemente do tamanho do seu negócio, ele pode ser global e independentemente de quem você é como líder, necessita aprender como mudar a própria mentalidade e a mentalidade dos demais.

 

Segue algumas indicações para leitura:

- Mindset, Carol Dweck, Ed. Objetiva.
- Mindsets: Altere suas percepções, crie novas perspectivas e mude seu modo de pensar, Mike George, Ed. Vozes.
- Mudança de Mindset: Vendo além de nós mesmos, Arbinger Institute e Márcio Welter, Ed. Zik.

Polo de Liderança Sebrae
Rosi Neto
Rosi Neto Seguir

Rosi Neto - Cursos e Palestras

Ler conteúdo completo
Indicados para você