[ editar artigo]

A última Fortaleza - Resenha do Filme

A última Fortaleza - Resenha do Filme

Título Original : The Last Castle   -   Direção: Rod Lurie - Gênero: Drama

Sinopse : O General Irwin é um condecorado militar do exército que perde sua patente e sua liberdade após ser injustamente condenado por uma corte militar a passar o resto de sua vida em uma penitenciária de segurança máxima.

Dirigido por Rod Lurie, inspira e motiva todos os profissionais que independentemente da situação devem exercerem o melhor trabalho possível.  Este filme mostra a atitude de um líder que  entra nas questões humanas e incita o sentimento mais comum entre todos os seres humanos, o de respeito e consideração ao próximo.

O filme a Última Fortaleza retrata a história de um castelo que se transformou numa cadeia de presos militares das Forças Armadas.

Um general que também estava entre os presos, General Irwin (Robert Redford), condecorado militar do exército americano,  que perdeu sua patente e sua liberdade após ser injustamente condenado a passar o resto de sua vida em uma prisão segurança máxima, percebeu muitas irregularidades acontecendo durante o confinamento e com consentimento do Coronel Winter (James Gandolfini),  diretor do presídio, que dirige a prisão e usa seus próprios métodos de gestão.

Vendo esta situação, Irwin começa a planejar mudanças utilizando o próprio sistema para derrubar o diretor do presídio. Usou de seu vasto conhecimento de leis para manipular de maneira positiva e ganhar a confiança dos outros detentos com seu carisma e simpatia, ao contrário do Coronel que buscava respeito impondo medo na prisão que dirigia.

Com isso os homens confiaram nele e se organizaram estrategicamente contra o Coronel que era diretor, lembrando de sua época de militância, cada um assumiu sua patente e agiram com se estivessem num campo de batalha.

Muito bem organizados, com um plano infalível, trazendo inclusive um traidor em potencial para o lado deles e usando ele como parte do plano.

O General Irwin toma a frente liderando uma rebelião organizada num momento de falha do Coronel, premeditando os passos de seu “inimigo” e sempre se antecipando em suas ações em conjunto com os outros detentos que estão muito bem ensaiados.

O Filme nos mostra que o objetivo foi traçado com clareza, ficando bem determinado o cargo e a tarefa de cada detento, sem disputas por posição, já que o líder fez com que todos fossem considerados importantes em suas diferenças. O líder soube harmonizar o ambiente deixando todos contentes consigo mesmos e com o grupo, trazendo mais afinidade e produtividade a missão.

Lutar por um ideal e por justiça deve ser o foco de qualquer profissional e é dever daqueles que possuem o poder em mãos para fazer e tornar detentos melhores para regressarem à sociedade. Ao longo do filme, discussões éticas são expostas e podemos repensar nossa própria maneira de pensar sobre o próximo.

O desfecho do filme é sensacional, tem bastante emoção. Mas não vou contar, é claro. As lições aprendidas desse filme são as seguintes:

  • Líder carismático – É aquele que lidera por ser o que é. Ele é uma referência de conhecimento, caráter ou de vitórias anteriores. No caso do filme, ele era isso tudo junto.
  • Teoria da Equidade – O líder deve buscar tratar todos com equidade, evitando favoritismos. Assim consegue criar a atmosfera de que todos podem alcançar seus objetivos.
  • Meritocracia – Reconhecer o trabalho dos outros pelo mérito, desse modo as metas e regras permanecem claras a todos e cria-se uma sensação de justiça.
  • Visão estratégica – Saber onde quer chegar e saber o caminho até lá. Esse é o líder capaz de visualizar o futuro e de ajudar a equipe a implementá-lo.
  • Identidade de grupo – O líder deve criar uma “bandeira”, uma “fortaleza”, um “nome”, qualquer simbolismo que identifique o grupo. Esse tipo de artifício é fundamental para construção da identidade em grupos humanos.

Recomendo que assistam o trailer abaixo, o filme é realmente cheio de lições de liderança e também bastante agradável de assistir !!

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-29125/trailer-19535483/

Fonte: 

https://www.elirodrigues.com/2013/06/04/filme-a-ultima-fortaleza/

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/dicas-emprego/filmes-que-inspiram-a-ultima-fortaleza/

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você