[ editar artigo]

Líder: use a agenda ao seu favor

Líder: use a agenda ao seu favor

Conseguir ser organizado com relação às tarefas e compromissos do dia a dia trazem muitos benefícios para sua liderança, pois quando torna-se mais produtivo, é possível ter mais realização pessoal, pois passa a ter mais tempo para estar com as pessoas que gosta e para fazer o que lhe dá prazer; mais realização profissional, pois passa a obter melhores resultados no trabalho e, mais realização financeira, pois com melhores resultados no trabalho, você obtém mais reconhecimento e, consequentemente, uma promoção no trabalho ou mais clientes satisfeitos com você. E, no final das contas, o resultado de tudo isso é mais qualidade de vida.

Líderes desorganizadas geralmente vivem uma vida de caos, pois estão sempre na correria e atoladas de coisas para fazer. Vivem com a sensação de que não conseguem aproveitar bem o dia para realizar todos os seus compromissos e no final das contas não obtém grandes resultados do seu trabalho.

Para minimizar os efeitos catastróficos da falta de organização e perda do controle da vida, a agenda é uma ferramenta simplesmente fantástica pois, quando respeitada e bem elaborada facilita a vida e promove aquela maravilhosa sensação de “missão cumprida” no fim de um dia de trabalho. 

Confira 10 dicas para você líder usar uma agenda dinâmica e colaborativa:

  1. Faça compromissos prevendo tempo com folga para conclusão do que planejou;

  2. Anote tudo que precisa fazer, mesmo aquelas “coisinhas” que parecem pequenas;

  3. Analise com cuidado os compromissos pensando inclusive no tempo de deslocamento;

  4. Junte no mesmo dia e período atividades externas que estejam localizadas com proximidade;

  5. Tudo que você agendar tem que ter hora para começar e para terminar;

  6. Procure agendar as atividades da semana seguinte antecipadamente, isso trará organização e tranquilidade;

  7. Não ignore os detalhes, se planejar sem pensar neles, provavelmente não será assertivo no cálculo de agendamento;

  8. Reuniões com pessoas falantes, precisam de mais tempo do que o normal;

  9. Esteja ciente das suas prioridades;

  10. Saiba distinguir entre o que é urgente e o que é importante: urgente preciso resolver agora, o que é importante se não der atenção pode se tornar algo urgente;

Não importa se a agenda for de papel ou digital, organizar os compromissos e tarefas a cumprir, fará uma grande diferença em sua vida.

Polo de Liderança Sebrae
Nadia Cristina Benitez
Nadia Cristina Benitez Seguir

Nadia Cristina Benitez Psicopedagoga Institucional Life Coach; Pós graduada em Neuropedagogia na Educação; Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Fundadora e desenvolvedora do Método Ginástica do Cérebro;

Ler conteúdo completo
Indicados para você