[ editar artigo]

Liderança humanizada: agora é gestão com brilho nos olhos!

Liderança humanizada: agora é gestão com brilho nos olhos!

 

A gestão sangue nos olhos perde espaço para liderança motivacional. Agora é gestão com brilho nos olhos!

As empresas estão tornando-se "mais humanizadas, sobretudo no mundo pós-pandemia, quando houve à valorização do ser humano, entendendo-o como uma vida e não apenas como um “recurso” ou fonte de obtenção de lucro.

Sobre isso, recentemente, uma reportagem exibida pela Forbes Brasil destacou a importância desta "gestão humanizadas", usando o esporte para ilustrar novos modelos de conduzir equipes e obter resultados de sucesso. Segundo a reportagem, é mais benéfico promover uma gestão motivadora e que tenha o "brilho" em detrimento do "sangue" no olho...

Nesta nova concepção, antigos valores do mundo corporativo como lucro acima de tudo, competitividade acirrada entre colegas e equipe guiada por um chefe “mandão” tende a abrir espaço para empresas com uma visão mais ampla sobre como gerar valores aos colaboradores, à empresa e à sociedade com um todo.
 
As Empresas Humanizadas compartilham importantes elementos primários em suas visões corporativas:
- Trabalham para um propósito maior;
- Valorizam uma Liderança com Impacto, que seja humanizada e servidora,
- Tenham valores e compromissos éticos e de transparência com a sociedade;
- Sabem que as companhias fazem parte de um ecossistema econômico, e que todas partes são interdependentes e devem convergir seus objetivos à qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.
- Etc.
 
Por isso, as Empresas Humanizadas buscam promover um diálogo efetivo com todos os stakeholders e baseiam os resultados de suas decisões no longo prazo, pois o sucesso da companhia está atrelado aos benefícios que o negócio pode gerar à sociedade e ao planeta. Os valores do mundo dos negócios não podem mais ser antagônicos aos valores sociais e humanos, ou seja, não se pode explorar as pessoas e a natureza para atingir grandes lucros financeiros.
 
A cultura corporativa é um dos maiores diferenciais competitivos das Empresas Humanizadas e Liderança tem papel fundamental neste processo. Uma equipe motivada é muito mais forte do que um bando de pessoas que têm medo e desconfiam dos colegas ou do chefe. 
 
Neste novo ambiente, a Liderança com Impacto busca utilizar sua força para produzir mudanças positivas e significativas no mundo, sabendo que o verdadeiro poder está centrado no amor e cuidado, tanto com as pessoas, como com o planeta e com as finanças, etc. Esta Liderança está atenta às “demandas” e “dores” da humanidade e possui valores morais (integridade) para fazer escolhas, muitas delas difíceis, pois investir em sustentabilidade requer resultados no longo prazo.
 
Reportagem Forbes:
https://lnkd.in/dJbkJZY

Dra. Gisele Victor Batista

giselevictorbatista@gmail.com

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

Polo de Liderança Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você