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Alguns erros de liderança e como evitá-los

Alguns erros de liderança e como evitá-los

Chegar a uma posição de liderança pode soar como um sonho de carreira se tornando realidade, mas um olhar mais atento mostra o quanto de trabalho duro é necessário para ser um bom gerente. 


É útil conhecer alguns tipos de erros para serem evitados no intuito de se manter no caminho certo para os objetivos profissionais. 


1: A caixa de ferramentas para gerente 
A maioria acha que faria algo diferente ao se tornar gerente, mas quando isso acontece, escolhe a trilha “batida” ficando com abordagens antigas. A liderança requer um ângulo bem aberto para olhar para os processos de negócios, enquanto os funcionários se concentram em alvos mais práticos.  


2: Não confiar na equipe
Microgestão é provavelmente o assassino de motivação mais eficiente.  Se confiar uma tarefa para a equipe, mostre a eles respeito e apoio, evitando ao máximo intervenções em todas as ocasiões. 


3: Estabelecendo metas e expectativas pouco claras
Só fazer um bom trabalho não leva a empresa para os níveis mais altos. Todo funcionário deve compartilhar a visão da empresa e entender seu papel em alcançar essa grande ambição.  Colocar a equipe em tarefas sem "propósito", pode levar ao burnout e a outros problemas de saúde mental. 


4: Promover a independência sem responsabilização
Proporcione autonomia aos colaboradores, nutra a criatividade e motivação, mas responsabilize-os, alinhando-os ao negócio da empresa e ao seu crescimento.  É crucial colocar em prática estruturas operacionais compreensíveis com controle de qualidade proporcional. 


5: Esquecendo o crescimento
É fácil atribuir tarefas específicas a um funcionário com um histórico de grande desempenho em suas atribuições.  Mas não repita frequentemente ou sem alternâncias, pois estar-se-á arriscando estreitar as perspectivas, limitando o acesso a desafios. Confie aos membros da equipe de destaque responsabilidades mais complexas. 


6: Falta no aprendizado e desenvolvimento
Não perca a oportunidade de transformar um recém-chegado em um membro leal da equipe, fornecendo onboarding eficiente e prático e posteriormente, treinando e enriquecendo suas habilidades e conhecimentos.


7: Não conseguir tempo para ouvir
Você pode ter muita experiência e conhecimento do negócio, mas não perca a oportunidade de se encontrar com os clientes e parceiros.  Aplique a escuta ativa para as preocupações e sugestões. Pode-se obter insights valiosos. 


8: Ignorando disputas de escritório 
Uma regra de ouro simples – quando você descobre sobre um pequeno desentendimento entre a equipe ou com um cliente, lide com ele ou assegure que as partes resolvam isso adequadamente.  Qualquer problema adormecido um dia se transformará em um enorme conflito 
 

Polo de Liderança Sebrae
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