Chegar a uma posição de liderança pode soar como um sonho de carreira se tornando realidade, mas um olhar mais atento mostra o quanto de trabalho duro é necessário para ser um bom gerente.
É útil conhecer alguns tipos de erros para serem evitados no intuito de se manter no caminho certo para os objetivos profissionais.
1: A caixa de ferramentas para gerente
A maioria acha que faria algo diferente ao se tornar gerente, mas quando isso acontece, escolhe a trilha “batida” ficando com abordagens antigas. A liderança requer um ângulo bem aberto para olhar para os processos de negócios, enquanto os funcionários se concentram em alvos mais práticos.
2: Não confiar na equipe
Microgestão é provavelmente o assassino de motivação mais eficiente. Se confiar uma tarefa para a equipe, mostre a eles respeito e apoio, evitando ao máximo intervenções em todas as ocasiões.
3: Estabelecendo metas e expectativas pouco claras
Só fazer um bom trabalho não leva a empresa para os níveis mais altos. Todo funcionário deve compartilhar a visão da empresa e entender seu papel em alcançar essa grande ambição. Colocar a equipe em tarefas sem "propósito", pode levar ao burnout e a outros problemas de saúde mental.
4: Promover a independência sem responsabilização
Proporcione autonomia aos colaboradores, nutra a criatividade e motivação, mas responsabilize-os, alinhando-os ao negócio da empresa e ao seu crescimento. É crucial colocar em prática estruturas operacionais compreensíveis com controle de qualidade proporcional.
5: Esquecendo o crescimento
É fácil atribuir tarefas específicas a um funcionário com um histórico de grande desempenho em suas atribuições. Mas não repita frequentemente ou sem alternâncias, pois estar-se-á arriscando estreitar as perspectivas, limitando o acesso a desafios. Confie aos membros da equipe de destaque responsabilidades mais complexas.
6: Falta no aprendizado e desenvolvimento
Não perca a oportunidade de transformar um recém-chegado em um membro leal da equipe, fornecendo onboarding eficiente e prático e posteriormente, treinando e enriquecendo suas habilidades e conhecimentos.
7: Não conseguir tempo para ouvir
Você pode ter muita experiência e conhecimento do negócio, mas não perca a oportunidade de se encontrar com os clientes e parceiros. Aplique a escuta ativa para as preocupações e sugestões. Pode-se obter insights valiosos.
8: Ignorando disputas de escritório
Uma regra de ouro simples – quando você descobre sobre um pequeno desentendimento entre a equipe ou com um cliente, lide com ele ou assegure que as partes resolvam isso adequadamente. Qualquer problema adormecido um dia se transformará em um enorme conflito