[ editar artigo]

Áreas de melhoria para liderança

Áreas de melhoria para liderança


Como saber por onde começar a desenvolver habilidades de liderança? Há duas etapas para encontrar os pontos fortes e fracos de uma boa liderança.


PRIMEIRO PASSO: DETERMINE SEU ESTILO DE LIDERANÇA
Compreender seu estilo de liderança abre as portas para a construção de habilidades gerenciais em harmonia com sua verdadeira natureza. Sua abordagem de liderança é democrática, visionária, treinadora, afiliativa, pioneira ou dominante? Com uma noção de onde você se enquadra nessas categorias, estar-se-á mais bem equipado para aprender como melhorar as habilidades de liderança .


SEGUNDO PASSO: AVALIE-SE HONESTAMENTE
Quando você sabe quais são seus pontos fracos, você sabe como começar a resolvê-los. Mas para identificar os pontos fracos, deve-se ser honesto em sua autoavaliação. Pode-se pedir a outras pessoas em quem se confia para obter opiniões sobre suas habilidades de liderança.

 

As áreas de melhoria para os líderes incluem:
Construir empatia. Você tem empatia com as necessidades e sentimentos dos outros ou se concentra apenas em si mesmo? Colocar os outros em primeiro lugar é essencial para construir um relacionamento e inspirá-los a segui-lo.
Melhorar as habilidades de comunicação. Definir expectativas e limites, fornecer metas e direções claras e manter os funcionários informados fazem parte da criação e liderança de equipes eficazes.
Tomar decisões difíceis. Você está confiante em sua capacidade de tomar decisões difíceis ou está atormentado pela dúvida?
Eliminar o micro gerenciamento. A incapacidade de deixar de lado as tarefas do dia-a-dia e o micro gerenciamento é uma das áreas mais comuns de melhoria para os líderes.
Dar feedback construtivo. É tentador para muitos estilos de liderança focar apenas no positivo. Mas ignorar os problemas com sua equipe não levará ao sucesso do negócio.

ENTÃO, COMO MELHORAR AS HABILIDADES DE LIDERANÇA?

FAÇA UM PLANO
Com uma ideia clara dos pontos fortes e fracos de liderança, você estará pronto para agir fazendo um plano de ações alinhado com seu estilo de liderança. Se você identificou a falta de confiança como uma fraqueza, tome medidas para aumentar a autoconfiança. Se você identificou uma comunicação ruim como uma fraqueza, comece a praticar técnicas de comunicação eficazes. Com a prática, começar-se-á a incorporar exemplos de habilidades de liderança para facilitar o sucesso em qualquer empreendimento. 


SEJA APAIXONADO
Paixão é esforço, paixão é nunca desistir. Sem isso, deixa-se de inovar ficando assim estagnado. Aquele que demonstra entusiasmo e paixão autênticos por um resultado final, como consequência, motivará seu pessoal a continuar trabalhando para alcançar os objetivos definidos.
Os funcionários respondem àqueles que estão ansiosos para ajudá-los a aprender e crescer. Mostre paixão por tudo o que faz, inclusive em seus esforços para desenvolver habilidades de liderança. Seu desejo ficará claro para seus funcionários e você também os inspirará a melhorar as habilidades deles de liderança.


NÃO IGNORE SEUS PONTOS FORTES
O desenvolvimento de habilidades de liderança geralmente se concentra nos pontos fracos, mas não se esqueça de que você também pode desenvolver seus pontos fortes. Uma compreensão de suas fraquezas fornece áreas que você sabe que pode melhorar, mas um forte conhecimento de seus dons e habilidades inatas significa que você pode colocá-los para trabalhar para você de forma muito mais eficiente.
por exemplo, se se é um excelente orador, faça apresentações sobre tópicos desafiadores ou participe de um grupo de oratória para melhorar ainda mais suas habilidades. Lembre-se de que as áreas de melhoria para os líderes são infinitas, incluindo seus pontos fortes.


ESTABELEÇA METAS CONCRETAS E EXECUTE-AS
Mesmo os líderes mais formidáveis ​​não chegam ao sucesso do nada. A visão mais grandiosa nunca sairá do papel se você não traçar um caminho para chegar lá. Quando se estiver desenvolvendo habilidades de liderança, invista tempo em esclarecer os objetivos e solidificá-los . Formular o plano certo e definir benchmarks significativos ao longo do caminho fornece um mapa a seguir.
Depois de atingir um objetivo específico olhe para outro; esforçar-se constantemente para atingir a próxima referência dará a você e a seus funcionários uma sensação de significado e orgulho. À medida que se avança nos objetivos, os exemplos de habilidades de liderança que se incorporou falarão muito sobre a tenacidade em realizar a visão de negócios. 


ADMITA QUANDO VOCÊ FALHA E SIGA EM FRENTE
Mesmo os líderes mais poderosos e inspiradores cometem erros. Quando se reconhecer um erro, admita-o abertamente e tome medidas para corrigi-lo. Seja aberto sobre seus fracassos; discuta-os consigo mesmo e com sua equipe. Aprenda com eles. Pergunte a si mesmo e à sua equipe: “Como posso evitar cometer esse erro no futuro?” 
Aprender com os fracassos envia uma mensagem poderosa para aqueles ao redor. Eles entendem que serão bem liderados mesmo quando cometer um erro. Aqueles que se perguntam como melhorar as habilidades de liderança precisam aprender a reconhecer sucessos e fracassos.


INSPIRE OS OUTROS
Se se está reclamando de cada pequeno detalhe e só se consegue ver o pior cenário no final de cada plano, ter-se-á poucas chances de inspirar os outros. Um funcionário que sente que não se acredita nele não apresentará um bom desempenho, e isso pode até criar um efeito dominó de baixa moral em toda a empresa.
Em vez disso, acredite nos outros e no que eles são capazes. Inspire-os a trabalhar mais e alcançar maiores alturas. Desenvolver habilidades de liderança em todo o negócio, gerando e concentrando energia positiva, mesmo quando as coisas não estão indo conforme o planejado, é o segredo do crescimento sustentado.

Vale dizer que, à medida que se aprimora a eficácia como líder – seja em uma capacidade profissional ou pessoal – fortalecer-se-á os esforços que se coloca nos próprios objetivos. Aqueles ao redor verão o trabalho árduo e a paixão que se traz para a mesa todos os dias e isto os estimulará a também trabalhar no desenvolvimento de suas próprias habilidades de liderança.

João F. Amâncio Moraes

 

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você