[ editar artigo]

Líder, você sabe por que as empresas quebram?

Líder, você sabe por que as empresas quebram?

Não importa o tamanho do seu Capital, alguns fatores irão refletir a postura irresponsável, daqueles que deveriam gerir, com todas as precauções este capital. Alguns fatores são cruciais para deteriorar, ao longo de um tempo, curto, médio, ou sem retorno, a sua capacidade financeira de negociações.

Tudo isto em funções das ações, posturas e estratégias inadequadas para o negócio. De uma forma definitiva, e, naturalmente, cada caso merece holofote especifico, uma consultoria, um estudo mais refinado e ações direcionadas e imediatas.

E, definitivamente vamos visualizar os 2 maiores exemplos da prática constatadas no mercado e que são as causas do porque as empresas quebram:

1) Você já ouviu, mas vamos lá, a mistura das operações das Pessoas Física e Jurídica, mas precisa enxergar que este amontoado de operações sem controle está REDUZINDO os recursos financeiros das 2 pessoas, pois em nenhuma das duas faz uma Gestão responsável.

2) E, não menos importante, a noção exta do TEMPO, do CALENDÁRIO, da ESTRATÉGIA POLÍTICA DE VENDAS E COMPRAS, é preciso estabelecer e conhecer com que qualidade o Fluxo de Caixa está sendo operacionalizado. Se o seu fornecedor concede prazo, você tem prazo para estabelecer a sua estratégia, se o se fornecedor não concede prazo, você não pode "bancar" a sua venda, porque você estará "descoberto", e, como a maioria faz, corre atrás de captações de recursos para bancar este prazo. Observem na apresentação abaixo, de forma prática, o que ocorre, em alguns casos, diariamente, nas empresas:

É uma contagem regressiva para o Caos, caso providências imediatas não sejam tomadas! Regras de Ouro:

1) NUNCA misture o CAIXA  da Empresa (CNPJ) com o BOLSO do Empresária (CPF), determine regras para ter o seu Pro Labore, dentro das possibilidades da Empresa.

2) Receba HOJE e Pague AMANHÃ, quanto MAIOR o prazo de PAGAMENTO, e MENOR o de RECEBIMENTOS, melhor será a GESTÃO do FLUXO DE CAIXA e dos Resultados.

Não permita que a desorganização destrua o seu negócio, contrate um profissional, busque ajuda de uma entidade séria, como o Sebrae, e tome as decisões inadiáveis, e retome o caminho das excelentes realizações.

Polo de Liderança Sebrae
SALVADOR SERRATO
SALVADOR SERRATO Seguir

● Jornalista, Consultor Sênior, Palestrante, Facilitador e Docente em temas que envolvem: Gestão Empresarial (Administração, Finanças, Contabilidade), Governança Corporativa, Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo de Crédito.

Ler conteúdo completo
Indicados para você