[ editar artigo]

Assertividade: conteúdo a ser dito x forma de comunicar

Assertividade: conteúdo a ser dito x forma de comunicar

Vamos iniciar com uma reflexão sobre assertividade!

O que é mais importante: o conteúdo que vai ser dito ou a forma de dizer as coisas?

A resposta para esta pergunta não é assim tão simples, uma vez que, conversas difíceis fazem parte do dia a dia de quem trabalha em equipe, e por muitas vezes são necessárias as conversas para alinhar condutas e comportamentos que não sejam o que a organização espera.

E é exatamente neste ponto, que encontramos dificuldades. Nessas conversas,  que possam ter coisas a ser ditas tanto por quem lidera, quanto por seu liderado, é muito relevante lembrar, que cada indivíduo tem sua forma de pensar, suas crenças e suas dificuldades internas. Por isso, não basta simplesmente estar com a razão, é preciso compreender o todo, em um campo de multivisão.

Desta forma, não há como separar, ou simplesmente escolher o mais importante, entre o conteúdo que vai ser dito ou a forma de dizer as coisas, uma vez que ambos, precisam estar em perfeita harmonia.  O fato de escolher somente uma das formas, poderá acarretar em problemas de difícil resolução.

Destaco que, se a forma de comunicar não for adequada, não irá levar ao resultado do foco a ser dito, acarretando a conflitos, afetando todo o trabalho do time, e até mesmo de toda a empresa.

É preciso ter em mente que o foco é confrontar os assuntos, buscando resolução, e não confrontar pessoas.

Uma dica importante é não se envolver em discussões verbais que tirem do foco do conteúdo a ser dito, e se isto ocorrer, o melhor é dar um passo pra trás, reagendar, aliviar a pressão, e então retomar com mais assertividade e conhecimento, até mesmo sobre os seus sentimentos, para poder controlá-los com maior facilidade.

Por isso é preciso usar simultaneamente as duas vertentes, pois o resultado quando se une conteúdo e forma, é uma comunicação assertiva, permitindo que as pessoas digam o que precisa ser dito sem ferir ao outro.

E por fim, não se preocupe, ser assertivo não é personalidade, é uma qualidade que pode sim ser desenvolvida! Pratique!

 

 

 

Polo de Liderança Sebrae
Fabiane Morello Stella
Fabiane Morello Stella Seguir

Formada em Direito, Advogada, especialista em Políticas Públicas; em Governança Municipal; em Direito do Consumidor. Coordenadora Executiva no Procon Matelândia. Atualmente cursando MBA em Gestão Pública e Inovação e na função de Corregedora Geral.

Ler conteúdo completo
Indicados para você