[ editar artigo]

Coach Carter - Treino para vida - Resenha Filme

Coach Carter - Treino para vida - Resenha Filme

O filme Coach Carter: Treino para a Vida, no título original em inglês Coach Carter, é uma biografia baseada na vida de Ken Carter. Lançado em 2005, categorizado no gênero drama e filme de esporte.

A história se passa na cidade de Richmond, Califórnia em 1999, nos Estados Unidos. Por ser uma cidade pequena, uma escola na área mais pobre precisa de um treinador para o time de basquete. O filme que narra à  história do novo  técnico de basquete que buscou o desenvolvimento pessoal, acadêmico e no esporte dos jogadores. É um filme baseado em fatos reais, é também uma grande lição de liderança.

Samuel Jackson, que faz o papel de dono de uma loja de artigos esportivos, que aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes.O treinador chamado Ken, resolve impedir seu time de basquete de jogar, por causa do mau desempenho acadêmico. Por sua atitude, Ken é criticado e admirado por muitos e mostra aos jovens jogadores a importância de investir no futuro e em suas vidas.

O time pelo qual jogavam colecionava derrotas. Eles não acreditavam na capacidade individual e da equipe. Eram indisciplinados, briguentos, desrespeitosos, confusos e amedrontados. Conviviam com perdas e separação das pessoas que amavam.

Não tinham sonhos para realizar. A vida de cada um, era um verdadeiro caos. Não tinham visão de futuro. Nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os quais conviviam.

Em meio ao desânimo e descrença dos professores, pais e alunos, o técnico desafiou sua equipe a buscar algo que ia além do que aprenderiam na quadra.

O objetivo do técnico era transformar aqueles jovens pobres e desmotivados em vencedores, tanto nos jogos que disputavam, como em suas próprias vidas. Queria mostrar aos jovens um futuro longe das gangues e da prisão, única realidade que eles conheciam.

 Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável, Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula.

Porém, o Senhor Carter ultrapassa as barreiras diárias e mostra aos seus alunos que toda aquela rigorosidade exigida por ele, era somente para uma vida melhor, onde ele mostra que todos são capazes, estimulando a autoestima de cada aluno e levando-os cada vez mais a conquistas. Contudo, a última competição não trouxe um placar positivo, mas Carter mostra a seus jogadores que a vitória é somente uma consequência, e que eles já haviam posto em prática suas capacidades e que  poderiam levar aquela derrota como estímulo.

 Ao final do filme todos os objetivos e desafios que o treinador enfrentou começaram a gerar resultados magníficos. Ele consegue mudar a vida daquela garotada utilizando o esporte e a educação, na qual todos conseguem enxergar além da realidade do seu meio e conquistam vagas em universidades e seguem seu rumo. Rumo este que foi mudado por uma boa ação e boa vocação de um simples treinador que decide processar a mudança de uma realidade vista como ”perdida”.

 É um legado muito importante que o filme retrata sobre  líderes e educadores, que  é saber enfrentar e aceitar os desafios que são colocados no caminho. Agir sempre com disciplina, com foco e com muita dedicação pode sim, transformar vidas que tem como única válvula de escape à educação.

Contextualizado  o  filme  com  a postura de um líder,  que  possibilita  a  formulação das  diretrizes  e  decisões  de uma equipe,  fazendo  escolhas  estratégicas  no  presente  que  irão  interferir  no desempenho futuro  da mesma,   o treinador  do time busca transformar a  equipe em verdadeiros  campeões  e  para  isso  adotou  várias  medidas  que  impulsionaram  o processo de mudança dos alunos.

Antes  de  traçar  os  caminhos  para  o   alcance  do   objetivo,  o  técnico  utiliza  uma ferramenta indispensável, o planejamento  estratégico. Faz  uma  análise  dos pontos  fortes e  fracos, das oportunidades  e  ameaças  dos  jogadores,  formulando  a estratégia de  impor um sistema rígido de  treino,  levando em consideração questões relacionadas  com  a   disciplina,  desempenho  acadêmico,  respeito  mútuo  com  toda esfera  da   instituição  de  ensino,  comprometimento,  responsabilidade  com  os  estudos e o espírito em equipe.

Fica  evidente  no  filme, que o  treinador  consegue mudar  a  realidade  dos  jogadores  e  possibilita que  eles  acreditassem  no  seu potencial. O  que  faltava  para  eles  era  um líder que mostrasse que podiam sonhar, o técnico foi este  grande líder  que trouxe  o sucesso do time.  

Este filme é um grande modelo de liderança que conquista pelo exemplo de suas ações, e que inspira seus liderados a acreditarem em seus sonhos e darem valor à vida. Você vai se emocionar nesta história !

https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/6-filmes-de-lideranca-motivacao-inspirar-dia-dia/

https://brainly.com.br/tarefa

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-53829/

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você