[ editar artigo]

Construindo equipes de alto desempenho

Construindo equipes de alto desempenho

Nem toda equipe é uma equipe de alto desempenho.

Vejamos aqui dez características de uma equipe de alto desempenho:
1) desenvolve metas e planos,
2) melhora a comunicação entre os membros,
3) desenvolve e mantém relacionamentos positivos entre os membros,
4) resolve problemas e toma decisões em tempo hábil,
5) gerencia conflito com sucesso,
6) facilita reuniões produtivas,
7) esclarece os papéis para os membros da equipe,
8) opera de forma produtiva,
9) exibe liderança eficaz de equipe e
10) oferece oportunidades de desenvolvimento para os membros da equipe.

Vale também destacar que equipes de alto desempenho apresentam outras variáveis  ​​além do talento e habilidade individual incluindo motivação, respeito, responsabilidade e comunicação. 


Comunicação e confiança são essenciais para a construção de equipes de alto desempenho, mas outros aspectos também são necessários, como uma visão compartilhada, papéis e responsabilidades claros, vontade de cooperação e liderança de apoio e de incentivo.


Equipe de alto desempenho possui membros cujos talentos e habilidades são complementares e cuja eficácia é sustentada pela formação contínua da equipe o que facilita o trabalho em equipe de alta qualidade.
Uma outra perspectiva de equipes de alto desempenho são que as mesmas são compostas por membros diversos que estão comprometidos com resultados comuns e caracterizam equipes de alto desempenho como tendo interdependência positiva dos membros da equipe, comunicação eficaz e responsabilidade individual e em grupo.


A construção de equipes de alto desempenho depende de uma grande variedade de fatores, que incluem a contribuição dos membros individuais, liderança, comunicação e relações internas de poder


A eficácia da equipe em tarefas específicas e a potência generalizada do grupo também foram teorizadas como dois importantes determinantes do desempenho da equipe. A potência do grupo indica crenças sobre as capacidades da equipe em todas as tarefas e contextos. Um exemplo para ilustrar como a eficácia e a potência funcionam no contexto da equipe: os membros de uma equipe de engenharia podem acreditar que podem projetar um novo produto específico (alta eficácia da equipe), mas podem não acreditar que podem efetivamente produzir, comercializar , e vender o produto (baixa potência).


Equipes eficazes têm de 2 a 25 membros. Grupos tornam-se equipes por meio de ação disciplinada. Eles moldam um propósito comum, concordam com metas de desempenho, definem uma abordagem de trabalho comum, desenvolvem um alto nível de habilidades complementares e se responsabilizam mutuamente pelos resultados


Uma equipe precisa de metas para acompanhar o progresso, mas também de um propósito mais amplo que dê significado ao trabalho em equipe e à energia emocional.
O trabalho em equipe deve representar um conjunto de valores: ouvir e responder construtivamente às opiniões dos outros, dar o benefício da dúvida, fornecer apoio e reconhecimento aos interesses e realizações dos membros da equipe


As melhores equipes investem tempo em explorar, moldar e concordar com o propósito compartilhado que as separa das equipes fracassadas, que geralmente não desenvolvem um propósito comum.

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você