[ editar artigo]

Desafios da Liderança feminina nas Instituições

Desafios da Liderança feminina nas Instituições

O Polo de Liderança Sebrae é uma estratégia dedicada a formação de líderes. Dentro dessa estratégia, temos um programa exclusivo para preparar e fortalecer as mulheres nas posições de liderança, o Inteiras para Liderar.

Realizamos uma série de entrevistas e palestras, periodicamente, num conceito de conectar as líderes femininas nas reflexões sobre como liderar no contexto de uma economia emergente, neste tempo de crise e pensando na retomada.

Na live Inteiras para Liderar do dia 07 de julho, tivemos a satisfação de conversar com duas lideranças femininas que compartilharam conosco um pouco de suas histórias e os “Desafios da Liderança feminina nas Instituições públicas e Empresariais”.   https://youtu.be/vpckC2pu8Ec 

Muito mais do que falar de seus desafios, trouxeram palavras de encorajamento para que outras mulheres assumam o papel de protagonistas na sua comunidade, nas instituições e nos diversos papéis que ocupam.

 


ALINE PRADO FOGOLIN

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Renda do Município de Bauru, Estado de São Paulo.

Empresária, Advogada, Especialista em Gestão de Projetos e Gestão de Direção e Desenvolvimento de Pessoas.  Pós Graduada em Políticas Públicas e Projetos Sociais.

Consultora Regional da Federação das Associações Comerciais de São Paulo, entre 2004 e 2010;

Consultora Internacional do Sebrae e da Confederação das Associações Comerciais do Brasil entre 2008 e 2013.

Casada e Mãe

 

LUCIANA BURKO MACIEL

Presidente da Câmara da Mulher Empreendedora do Sistema Fecomércio.

Empresária, Farmacêutica, Advogada, Especialista em Direito do Consumidor e Administração Industrial.

Professora de Oratória na escola de negócios Escola Conquer.

Palestrante e colaboradora de blogs sobre empreendedorismo feminino.

Membro da Comissão da Mulher Advogada OAB/PR;

Conselheira da Superintendência Geral da Ação Social do Estado do Paraná

Casada e Mãe

 

 

Luciana, hoje a frente da Câmara da mulher empreendedora nos conta que seu despertar para liderança veio no momento certo, quando na busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento, se desafiou a fazer mais pela coletividade.

Defende que a Comunicação assertiva é um fator importantíssimo para que as mulheres se estabeleçam e se façam ouvidas em defesa seus interesses. Convida ao autoconhecimento e a participação em entidades associativas onde encontrará apoio, parcerias e ideias para o seu desenvolvimento e da sua comunidade.  

Aline nos apresenta o viés de que a liderança pode ser estimulada sim. Desde a infância contou com o incentivo dos pais para enfrentar desafios e foi assim sua trajetória. Quando ainda muito jovem assumiu funções de liderança em clubes de serviço, enquanto cursava o curso superior e posteriormente como consultora liderando projetos. "O estímulo desenvolve a autoconfiança e vontade de realizar."

Uma dica para todos – Estimulem as crianças e jovens a ocuparem seu espaço. A olharem para suas potencialidades e exercitarem o sentimento de coletividade.

Mulheres que inspiram e que demonstram que o protagonismo feminino precisa ser fortalecido, incentivado, instigado... Para que outras mulheres ocupem espaços de liderança, seja na política, nas instituições e no empreendedorismo.

 

E você, já ocupou seu espaço como protagonista?

Não perca nenhuma oportunidade!

 



Elisangela Rosa - consultora

erosa@pr.sebrae.com.br

(45) 9 9155-2300

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também.

 

 

Polo de Liderança Sebrae
Elisangela Rosa
Elisangela Rosa Seguir

Administradora. Formação em Consultoria Empresarial e Empreendedorismo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG e Coach Executive pela ABRACEM. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você