Pensou em um tema? Ok, agora vamos para estrutura do texto. Não deve ser muito superficial, mas também não há necessidade de redigir um livro, rs. Você pode seguir o seguinte esqueleto:
- O que é
- Para que serve
- Como fazer (prática)
- Exemplos
- Benefícios
- Conclusão
E antes de escrever, leia no mínimo 3 artigos sobre este assunto em sites/blogs diferentes, para que você saiba o que o mercado está dizendo também. Você pode escolher os primeiros links orgânicos que aparecem na busca do Google ou se você é mais adepto ao formato vídeos, pesquise no Youtube. Vê uma luz no fim do túnel? Assim fica mais fácil, né?
Você já sabe sobre qual tema escrever ✔
Já leu outros artigos relacionados ao assunto em blogs/sites ✔
Já tem ideia da estrutura que o texto deve conter ✔
Mão na massa, hora de começar a redigir. Você deve se atentar a algumas questões técnicas, como:
⭐ Ortografia: escrever sem erros de português;
⭐ Concordância verbal: escrever sem erros de concordância;
⭐ Focar no conteúdo técnico do texto: não usar linguagem promocional nem de vendas, a ideia é que você compartilhe aquilo que você sabe, com base nas suas experiências, com o leitor da Comunidade Sebrae;
⭐ Linguagem de acordo com a sua essência: pode ser formal, pode ser informal, pode ser o meio termo entre os dois. O importante é que você se veja ao longo do texto;
⭐ Títulos atrativos: procure inserir um título que as pessoas geralmente pesquisem daquela forma, exemplo: COMO CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIOS, COMO ABRIR UM MEI, COMO POSSO VENDER MAIS, COMO INOVAR ATRAVÉS DO MARKETING DIGITAL. Não é uma regra, apenas um caminho para você começar;
⭐ Capa da publicação: opte por imagens com boa qualidade e sem textos miúdos, para utilizar como capa. Cor sempre chama mais atenção e aumenta as possibilidades de leitura;
⭐ Citar fontes: ao afirmar algo, é interessante que você inclua a fonte de onde você tirou a informação, se for o caso;
⭐ Utilize imagens, gifs e vídeos: para o texto não ficar cansativo e gerar dinamismo, ilustrações são sempre bem-vindas para exemplificar o que você escreveu. Emoticons também deixam o consumo do conteúdo mais leve;
⭐ Insira call to acitons nas publicações: sempre, ao finalizar o texto, dê uma opção de complemento clicável ao leitor, um link que o leve para outro texto relacionado ao conteúdo;
⭐ Assine o texto: coloque seu nome e sobrenome, um possível dado de contato (pode ser seu celular ou até mesmo o seu LinkedIn), assim a pessoa pode te contatar diretamente, caso haja interesse em trocas, conversas e parcerias;
⭐ Escrevendo sobre eventos e ações pontuais: é proibido fazer este tipo de publicação? Não! Inclusive temos bastante esse formato aqui na plataforma, mas, você deve ter o cuidado de gerar conteúdo, além de falar sobre o evento, sobre a ação de tal dia. Procure inserir, nestes casos, 2 parágrafos de conteúdo, 1 sobre a ação, 2 de conteúdo, 1 sobre a ação e assim por diante.
Agora não tem mais desculpa para NÃO publicar seu texto aqui na Comunidade!!
Para que você alcance o maior número de pessoas possível, após a aprovação do conteúdo (sim, ele passará por uma curadoria com a equipe do Sebrae), compartilhe o link em suas redes, como: LinkedIn, Facebook, Instagram, grupos do Whats. Esta ação complementar com certeza ajudará no engajamento dos usuários.
A Comunidade Polo de Liderança é aberta, qualquer pessoa pode consumir os conteúdos (mediante cadastro de 3 cliques) e também publicar! Uma vitrine e tanto, não acha?
Se tiver qualquer dúvida ou questionamento, me escreva. Será um prazer contribuir 🕺🏻
Sandra Trujillo Costa