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Dicas para escrever na Comunidade

Dicas para escrever na Comunidade

Pensou em um tema? Ok, agora vamos para estrutura do texto. Não deve ser muito superficial, mas também não há necessidade de redigir um livro, rs. Você pode seguir o seguinte esqueleto:

  1. O que é
  2. Para que serve
  3. Como fazer (prática)
  4. Exemplos
  5. Benefícios
  6. Conclusão

E antes de escrever, leia no mínimo 3 artigos sobre este assunto em sites/blogs diferentes, para que você saiba o que o mercado está dizendo também. Você pode escolher os primeiros links orgânicos que aparecem na busca do Google ou se você é mais adepto ao formato vídeos, pesquise no Youtube. Vê uma luz no fim do túnel? Assim fica mais fácil, né?

Você já sabe sobre qual tema escrever ✔
Já leu outros artigos relacionados ao assunto em blogs/sites ✔
Já tem ideia da estrutura que o texto deve conter ✔

Mão na massa, hora de começar a redigir. Você deve se atentar a algumas questões técnicas, como:

⭐ Ortografia: escrever sem erros de português;

⭐ Concordância verbal: escrever sem erros de concordância;

⭐ Focar no conteúdo técnico do texto: não usar linguagem promocional nem de vendas, a ideia é que você compartilhe aquilo que você sabe, com base nas suas experiências, com o leitor da Comunidade Sebrae;

⭐ Linguagem de acordo com a sua essência: pode ser formal, pode ser informal, pode ser o meio termo entre os dois. O importante é que você se veja ao longo do texto;

⭐ Títulos atrativos: procure inserir um título que as pessoas geralmente pesquisem daquela forma, exemplo: COMO CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIOS, COMO ABRIR UM MEI, COMO POSSO VENDER MAIS, COMO INOVAR ATRAVÉS DO MARKETING DIGITAL. Não é uma regra, apenas um caminho para você começar;

⭐ Capa da publicação: opte por imagens com boa qualidade e sem textos miúdos, para utilizar como capa. Cor sempre chama mais atenção e aumenta as possibilidades de leitura;

⭐ Citar fontes: ao afirmar algo, é interessante que você inclua a fonte de onde você tirou a informação, se for o caso;

⭐ Utilize imagens, gifs e vídeos: para o texto não ficar cansativo e gerar dinamismo, ilustrações são sempre bem-vindas para exemplificar o que você escreveu. Emoticons também deixam o consumo do conteúdo mais leve;

⭐ Insira call to acitons nas publicações: sempre, ao finalizar o texto, dê uma opção de complemento clicável ao leitor, um link que o leve para outro texto relacionado ao conteúdo;

⭐ Assine o texto: coloque seu nome e sobrenome, um possível dado de contato (pode ser seu celular ou até mesmo o seu LinkedIn), assim a pessoa pode te contatar diretamente, caso haja interesse em trocas, conversas e parcerias;

⭐ Escrevendo sobre eventos e ações pontuais: é proibido fazer este tipo de publicação? Não! Inclusive temos bastante esse formato aqui na plataforma, mas, você deve ter o cuidado de gerar conteúdo, além de falar sobre o evento, sobre a ação de tal dia. Procure inserir, nestes casos, 2 parágrafos de conteúdo, 1 sobre a ação, 2 de conteúdo, 1 sobre a ação e assim por diante.

Agora não tem mais desculpa para NÃO publicar seu texto aqui na Comunidade!!

Para que você alcance o maior número de pessoas possível, após a aprovação do conteúdo (sim, ele passará por uma curadoria com a equipe do Sebrae), compartilhe o link em suas redes, como: LinkedIn, Facebook, Instagram, grupos do Whats. Esta ação complementar com certeza ajudará no engajamento dos usuários.

A Comunidade Polo de Liderança é aberta, qualquer pessoa pode consumir os conteúdos (mediante cadastro de 3 cliques) e também publicar! Uma vitrine e tanto, não acha? 

Se tiver qualquer dúvida ou questionamento, me escreva. Será um prazer contribuir 🕺🏻

Sandra Trujillo Costa
 

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