[ editar artigo]

Dicas para líderes contemporâneos

Dicas para líderes contemporâneos

Escrevo aqui alguns pontos para reflexão daqueles que estão envolvidos em atividades de liderança, quer seja como um novo líder ou mesmo para aqueles que já estão na trilha há algum tempo, mas que deveriam reavaliar alguns quesitos aprendidos ao longo da jornada em função deste nosso "mundo novo", impactado por mudanças rápidas e contínua em relação a maneira de conduzir o negócio, nas relações profissional e no alinhamento com  a cultura organizacional da empresa que você faz parte.

Vamos as dicas?

Conheça e viva seus valores

Os melhores líderes são comprometidos com seus valores e os usam como seus  principais critérios de tomada de decisão. Então, focar em seus valores e seu propósito pode ajudá-lo a equilibrar as necessidades das partes interessadas e entender como sobreviver e prosperar  tanto no curto quanto no longo prazo.

Alinhe seus valores com a missão da organização

Depois de identificar seu propósito pessoal e seus valores, considere a missão e os valores da sua organização e seu papel. Onde você está alinhado com sua organização? Você e a organização da qual você faz parte compartilham valores semelhantes, como tratar todos com dignidade, por exemplo? Como sua função específica permite que você viva seus valores?  Suas tarefas estão alinhada com o que você valoriza?

A maioria de nós não tem o trabalho perfeito e o alinhamento perfeito, mas podemos encontrar partes de nossos papéis que nos permitam fazer um trabalho que realmente valorizamos e que, portanto,  faz com que nos sintamos melhor.

Pense Sistematicamente

Entenda as implicações de suas decisões em toda a empresa, indústria, comunidade e num ecossistema mais amplo. O pensamento sistêmico pode ser contra intuitivo para líderes que foram recompensados anteriormente por se concentrarem em uma pequena área de especialização. Procure mudar para um foco macro para embasar suas decisões críticas. Quais fatores (tecnologia emergente, necessidades financeiras, preocupações de alinhamento de equipe, etc.) podem impactar sua capacidade de atingir seu objetivo?

Demonstre uma mentalidade de crescimento

Os líderes de todos os níveis precisam expandir seu pensamento de maneira que não haviam priorizado anteriormente. Para novos líderes, é essencial continuar construindo  uma compreensão das bases de uma liderança sólida, bem como entender como trabalhar com pessoas ao longo das gerações. Esteja aberto a aprender novas tecnologias.

Agir com autenticidade e refletir sobre

Bons líderes são altamente comprometidos com seu crescimento pessoal e com o crescimento de outros. Esteja disposto a expor adequadamente suas vulnerabilidades e pedir apoio para endereça-las. A autenticidade requer coragem e constrói empatia por outros que também estão aprendendo e crescendo.

Para garantir que você esteja agindo de forma autêntica, estabeleça objetivos antes de participar de reuniões e depois tire um tempo para refletir sobre o quão bem você realizou seus objetivos e assim, ajudá-lo a determinar como você irá refinar suas interações no futuro.

Inspirando seguidores

Para inspirar outros a segui-lo, procure entender o que eles estão passando e encontre  maneiras de ajudá-los a cumprir seus objetivos. A empatia - ser capaz de entender os pensamentos e sentimentos dos outros e se colocar em seu lugar - é um traço crítico para um líder.

Tire um tempo para ouvir as pessoas da sua equipe. Todos têm expectativas diferentes e podem exigir algo diferente para otimizar seu impacto. Entender seus objetivos e preocupações leva tempo e energia, mas pode pagar bons dividendos em termos de coesão da equipe.

Colabore

Como líder, você pode ser chamado a resolver problemas que nunca existiram antes. Para ajudá-lo a encontrar as soluções mais robustas, reúna-se rotineiramente com stakeholders com diferentes perspectivas e se esforce para entender e integrar essas diferentes perspectivas.

À medida que você continua a aprimorar suas habilidades de liderança, esteja aberto às lições que você pode aprender com líderes seniores também. É fundamental fazer a ponte entre líderes mais experientes e novos. Há muitas maneiras de construir tal ponte: uma das opções mais eficazes é a mentoria mútua. Você pode aprender muito com líderes seniores sobre fundamentos de liderança que se mantêm ao longo do tempo, como criar uma  visão e definir direção — e eles podem aprender muito com você sobre trabalhar com aqueles com diferentes experiências e talentos.

Então, são essas algumas dicas que deixo para sua reflexão. Espero que elas possam de ajudar na sua jornada de liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você