[ editar artigo]

É momento de paralisar ou mobilizar?

É momento de paralisar ou mobilizar?

Em momentos difíceis pelo qual estamos passando, seja na economia, na política, nas equipes, nos negócios, nas relações, coragem e determinação são atitudes esperadas de um líder diante de qualquer crise. Comodismo não cabe neste momento.

Uma comunicação assertiva, engajamento, rede de contatos e confiabilidade são necessárias em situações de adversidade. Todos se engajam quando a liderança é autêntica, coerente, coloca a mão na massa junto e demonstra seus valores de forma transparente. 

Podemos evidenciar atitudes que precisam ser EVITADAS nas adversidades, para que o momento se torne mais simples e menos penoso para todos.

Individualismo - Provavelmente você convive com muitos talentos. Experiências diferentes das suas, porque não unir as várias competências para encontrar a melhor solução para o momento? Buscar cooperação.

Apontar culpados – Não foque no problema e sim na solução. Antes de apontar o culpado, pergunte-se: Como posso resolver? Como posso contribuir? Reconheça subsídios e ferramentas você tem a disposição e utilize-as, coloque em funcionamento.

Ignorar o problema – Ele existe, é real e precisa ser encarado de frente. Paralisar não é a melhor atitude nesta hora, e sim encarar os fatos de frente, assumir responsabilidades e se posicionar. Demonstrar domínio gera maior segurança nos que estão à sua volta. Instigue a que continuem em busca de soluções.

Ter mente fechada – Não se abrir para o novo, para outras possibilidades, ou não ousar testar novas formas de trabalho pode ser um passo para o fracasso. Isso impossibilita o aprendizado.  É preciso estar de portas abertas para a inovação, para a contribuição de todos, sem filtros.

Portanto, aproveite este momento para se reinventar, mudar o jeito de pensar, experimentar novas tecnologias e ferramentas, desenvolver novas aptidões, se aproximar dos bons talentos que estão ao seu lado.

Convido você a aproveitar para se conhecer, aprender e crescer com tudo isso. Que tal?

Abraço

Elisângela Rosa

erosa@pr.sebrae.com.br

 

Você pode compartilhar suas dicas e experiências também. Participe.

 

 

Polo de Liderança Sebrae
Elisangela Rosa
Elisangela Rosa Seguir

Administradora. Formação em Consultoria Empresarial e Empreendedorismo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG e Coach Executive pela ABRACEM. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você