[ editar artigo]

Empatia como ferramenta para a comunicação eficaz

Empatia como ferramenta para a comunicação eficaz

Você sabia que a Empatia é uma das principais ferramentas para comunicação eficaz de um líder?

Com origem no termo grego empatheia, que significava "paixão", a empatia é a base para uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos. Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria uma outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Empatia é tentar com todo o coração, compreender os sentimentos e emoções que sente o outro. 

Dando continuidade ao tema comunicação, a empatia é fundamental para obtermos sucesso e conexões positivas entre as pessoas. Você sabia que existe mais de um tipo de empatia? Vou te contar! Olha só: 

Empatia cognitiva: Permite que uma pessoa entenda a perspectiva e os modelos mentais do outro. Isso possibilita expressar as mensagens na linguagem e termos que farão mais sentido para o outro. Sendo boas ouvintes, desenvolvem fortes ligações interpessoais e produzem impactos positivos. Elas naturalmente constroem vínculos e redes pessoais que lhe permitem guiar e influenciar, motivar e se comunicar com poder e efetividade. 

Assim, a comunicação se torna mais persuasiva e efetiva. 

Empatia emocional: Propicia que detecte imediatamente como alguém se sente naquele momento. Essa habilidade permite ter interações com forte química, o sentimento de ressonância forma uma sensação de conexão, confiança e compreensão. 

Preocupação empática: Significa sentir a necessidade daqueles à sua volta, usar da sensibilidade para compreender e prestar atenção nos outros. Os melhores cidadãos mostram esse tipo de empatia quando voluntariamente ajudam outra pessoa. 

Em geral, qualquer espécie de empatia torna as pessoas boas ouvintes, desenvolvem fortes ligações interpessoais e produzem impactos positivos. Elas naturalmente constroem vínculos e redes pessoais que lhe permitem guiar, influenciar, motivar e se comunicar com poder.

Polo de Liderança Sebrae
Ana Paula Frizzo
Ana Paula Frizzo Seguir

Minha missão de vida é desenvolver pessoas, de forma a fomentar uma postura empreendedora na gestão da própria carreira.

Ler conteúdo completo
Indicados para você