[ editar artigo]

Empreendedorismo com Inovação Social

Empreendedorismo com Inovação Social

Os empreendedores em todo o mundo têm buscado muitas maneiras de injetar uma missão social em seus negócios, e encontraram na Inovação Social uma força propulsora para desenvolver soluções que possibilitem que pessoas tradicionalmente excluídas participem da nova economia. Isto significa que, empresas e empreendedores têm usado a inovação para criar soluções aos problemas sociais.

Assim, cada vez mais, as empresas estão percebendo seu protagonismo, quando podem (des)envolver de maneira positiva a comunidade onde estão inseridas, ultrapassando a fronteira do que seja “serviço essencial” para a potencialização, com impacto, de sua responsabilidade social.

Cabe destacar que a Inovação Social é mais que Responsabilidade Social, uma vez que ela é impulsionada pelo “propósito maior” da empresa, e não se constituindo uma ação ou departamento isolado do restante da organização.

A Inovação Social é gerada a partir de parceria e responsabilidade, onde a aplicação de novas soluções para problemas globais, podem ser traduzidos pela criação e melhoramento de produtos, serviços, modelos de negócios e mercados, respondendo com mais eficácia às necessidades não atendidas pela sociedade.

A Inovação Social produz resultado orientado pela necessidade da sociedade a longo prazo, e não necessariamente ocorre no contexto das tecnologias. O foco principal é promover soluções de maneira integrada e participativa, num processo de co-criação com a comunidade, para que esta possa aumentar a capacidade social para lidar com determinados problemas sociais.

Fonte: Vanina Farber - IMD Business School. Fórum Econômico Mundial.

https://intelligence.weforum.org/topics/a1Gb0000000pTDdEAM?tab=publications

https://www.politize.com.br/inovacao-social-e-governo/

Polo de Liderança Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você