[ editar artigo]

Empreendedorismo com propósito: qual é a alma do seu negócio?

Empreendedorismo com propósito: qual é a alma do seu negócio?

Vamos falar sobre empreendedorismo com propósito. A maior parte dos negócios surgem da vontade de indivíduo(s) que busca(m) colocar um sonho em prática, para atender a uma determinada demanda da sociedade.

Empreender é isso! É perceber uma oportunidade, a partir da necessidade do mercado, e buscar desenvolver produtos e/ou serviços que satisfaçam esta demanda, agregando valor e significado à vida de quem irá usufruir desta entrega.

Quando um negócio nasce com este espírito, dizemos que ele possui um propósito definido, ou seja, ele tem consciência plena da razão de sua existência e, por consequência, gera impacto positivo ao mundo ao seu redor.

Contudo, mesmo guiado pelo seu propósito, uma empresa certamente terá muitos desafios a enfrentar. Empreender é, também, superar seus próprios limites, num exercício inesgotável de aprendizado e crescimento, pessoal e organizacional.

Porém, quando a empresa enfrenta as dificuldades que poderão surgir no processo de gestão, conectando-se de forma genuína à sua essência, a vontade de realizar esta entrega superará as barreiras que poderão aparecer, como uma força impulsionadora, presente em todos os momentos.

Propósito é isso! É a motivação, a paixão que move e fornece energia e relevância para a empresa e à sua marca.

Propósito é a alma do negócio, é o que dá razão e significado à existência de uma empresa.

Propósito é aquilo que o mundo “perderia” caso a empresa não existisse (ou deixasse de existir), da mesma forma que nunca poderá ser alcançado ou ser dado como conquistado. O verdadeiro propósito nasce dos anseios da humanidade, da verdade em criar valor para vidas humanas, numa relação ganha-ganha, entre empresa e indivíduos.

Por isso, propósito está acima de "modismos" e não pode se tornar obsoleto, pois busca atender ou satisfazer os anseios da humanidade.

Quando as empresas encontram seu propósito, elas entendem que os temas de ESG (ASG em português - ambiental, social e governança), sustentabilidade e inovação são mais que uma posição estratégia. É uma filosofia de criar produtos e serviços de forma peculiar, diferenciando sua a marca das demais, pois é movido por “algo maior”, moldado por sentimento nobre e vigoroso.

Empreendedorismo com propósito é trabalhar pelo bem da humanidade, com impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente. Empreendedorismo com propósito é servir à humanidade por meio de uma entrega, onde os dons e as paixões pessoais refletem-se na forma de fazer e gerir os negócios, promovendo cultura organizacional consciente e satisfação no trabalho a ser realizado.

A chave para descobrir o propósito está no autoconhecimento e na autoconsciência. Quando descobrimos qual a nossa essência, descobrimos qual o serviço que deveremos prestar ao mundo e à humanidade.

Por isso, descobrir o propósito é fundamental, tanto as empresas como as pessoas, para que possam encontrar significado e criar um ambiente mais colaborativo, com sentimento de pertencimento e satisfação em acordar todos os dias para "fazer o trabalho que precisa ser feito".

....

E sua a empresa, ela sabe qual é a verdadeira entrega que deve realizar, não só fazendo de "forma diferenciada", mas que fazendo a diferença à sociedade e ao meio ambiente?

Que tal descobrirmos juntos como tornar a sua empresa uma protagonista na construção de um mundo com um propósito mais sustentável?

 

Você já pensou em implantar práticas sustentáveis em sua empresa?

Teremos muito orgulho em auxiliar sua empresa neste processo!

Dra. Gisele Victor Batista

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono

www.harpiameioambiente.com.br | giselevictorbatista@gmail.com

Polo de Liderança Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você