[ editar artigo]

ESG e Liderança com Impacto

ESG e Liderança com Impacto

O “ESG” tem ganhado notoriedade no cenário nacional, sobretudo no período da pandemia da COVID-19, quando a ascensão do conceito tem promovido a mobilização do mercado e uma procura das empresas por maior compreensão do tema.

Em 2020, as discussões acerca do assunto ESG, em redes sociais, cresceram mais de 6 vezes que o ano anterior, e 84% dos representantes do setor empresarial afirmaram ter interesse em conhecer os critérios e aplicações do ESG nas organizações.

No que se refere aos números, a maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock, com mais de USD 6 trilhões em carteira, passou a incluir, em 2020, métricas ESG, transversalmente, em todas as suas análises de riscos.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre o tema e uma delas é:

O que o ESG acrescenta de novo ao universo da sustentabilidade empresarial?

Para iniciarmos uma análise sobre o assunto, é preciso esclarecer que o ESG não é uma inovação ou complementação da gestão ambiental empresarial, muito conhecida por ações no âmbito do sistema de gestão ambiental (SGA), da ecoeficiência, do gerenciamento de resíduos sólidos e logística reversa, etc.

ESG não é uma evolução ou substituição da sustentabilidade empresarial, como se fossem coisas distintas, mas, sim a aplicação da própria sustentabilidade ambiental.

Assim, uma empresa que se preocupa com os aspectos ambientais, sociais e de governança, tem uma visão mais ampla e completa sobre seus processos e criam produtos e/ou serviços que reduzam, mitigam ou zerem seus impactos no meio ambiente e na sociedade, construindo um mundo mais justo e responsável para as pessoas, adotando ações éticas e transparentes.

A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se a Ambiental, Social e Governança - e surgiu em 2004, num Relatório do Pacto Global e Banco Mundial, o qual provocava instituições financeiras do mundo a refletirem sobre formas de integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

O conceito ESG surgiu do mercado de capitais, quando ele incluiu sua visão sobre sustentabilidade na gestão de seus ativos financeiros.

No Brasil, a busca por ESG é resultado da pressão de mercado e consumidores, incentivando campanhas de marketing para promoção de imagem positiva da marca. Um estudo 1.964 conselheiros no mundo, realizado pela GNDI (2020-2021), mostrou que 50% das empresas da Europa, Austrália e Nova Zelândia têm ESG como questão maior impacto nas empresas. No Brasil, esse número despenca entre 10% a 15%.

Segundo um estudo do Pacto Global e STILINGUE (2021), apesar da necessidade de atendimento dos três pilares do ESG, a questão de governança é a que tem apresentado maior destaque, seguida pela ambiental e social.

As iniciativas mais identificadas atualmente nas empresas brasileiras são:

    • Compliance e Governança (79%);
    • Gestão Resíduos (76%);
    • Criação comitês Governança (68%);
    • Apoio emergencial COVID (61%);
    • Apoio comunidade entorno (60%);
    • Políticas de Equidade (57%);
    • Equidade Raças (46%);
    • LGBTQIA + (31%).

Quando se trata de liderança, conforme a mesma fonte, 23% Sócios e Proprietários de Empresas e 11% CEO e Presidentes Conselhos desconheciam o termo/conceito ESG em 2020. Estes números mostram uma lacuna de oportunidades que as empresas brasileiras poderiam tomar o protagonismo, para atender às novas demandas do mercado, com consumidores mais exigentes e consciente.

É urgente a multiplicação do conhecimento e informações para que as empresas brasileiras possam implantar ações em ESG e tenham uma gestão por “causa”, por um propósito maior.

Para isso, é necessária uma liderança com Impacto que tenha visão deste novo mercado, transformando o mundo por meio da inspiração de negócios conscientes, sustentáveis e inovadores. Esta liderança tem no trabalho uma oportunidade para construir um futuro melhor, com autenticidade, através de seu autoconhecimento, integridade moral, espiritualidade.

A Liderança com Impacto utiliza sua força para produzir mudanças positivas e significativas no mundo, sabendo que o verdadeiro poder está centrado no amor e cuidado, tanto com as pessoas, como com o planeta e com as finanças, etc. Esta Liderança está atenta às “demandas” e “dores” da humanidade e possui valores morais (integridade) para fazer escolhas, muitas delas difíceis, pois investir em sustentabilidade requer resultados no longo prazo.

A liderança com Impacto está transformando a forma de conduzir os negócios e utiliza seu poder de decisão e influência para endereçar questões importantes no âmbito da sustentabilidade e, com isso, deixar um legado dentro de sua empresa e na sociedade como um todo.

A Liderança com Impacto engaja todas as áreas da empresa em sua estratégia de sustentabilidade (ambiental, social, econômica e de governança), com um potencial de comunicação que permite alinhar metas e estruturas de incentivo com os objetivos e compromissos da empresa, bem como rever processos e modos para conceber produtos, serviços ou modelos de negócio que contribuam com a promoção e a preservação social e ambiental.

A Liderança com Impacto trabalha para implantação de ESG na empresa e envolve fornecedores na estratégia de sustentabilidade, sensibilizando, treinando e capacitando os parceiros de negócio, monitorando-os continuamente para saber o quanto estão alinhados com os compromissos e práticas da empresa. A Liderança com Impacto transforma o mundo ao seu redor!

 

Quer saber mais sobre o tema? 

Assista nossa palestra:

https://www.youtube.com/watch?v=bjfzxbXmhMk

 
Você já pensou em implantar práticas sustentáveis em sua empresa?

Teremos muito orgulho em auxiliar sua empresa neste processo!

Dra. Gisele Victor Batista

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono

www.harpiameioambiente.com.br | giselevictorbatista@gmail.com

Polo de Liderança Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você