[ editar artigo]

Exemplo de Líder em microrregiões metropolitanas.

Exemplo de Líder em microrregiões metropolitanas.

Hoje vamos apresentar um exemplo de líder local , que com pequenas ações , foi responsável na mobilização de diversos atores e mudar a realidade de um bairro da capital portovelhense .

O protagonista desta história é o senhor José Batista, um jovem empreendedor de 45 anos, que atua no seguimento de panificação no bairro Nova Esperança de Porto Velho - RO.

Atento as situações causadas pela pandemia do Covid19, o senhor João como vários empresários viu a necessidade de adequar seu planejamento, reduzir custos e aprimorar as negociações com seus fornecedores, tudo para não fechar as portas de seu empreendimento.

Mesmo diante de dificuldades enfrentadas, a necessidade de fazer algo pela sua comunidade fez com que João desse início ao Projeto "Pão nosso" . João mobilizou empresas de seu bairro em busca de doações para realização de cursos profissionalizantes de panificação e confeitaria para famílias que se encontram em situação de  vulnerabilidade social extrema.

Mercearias, pet shop, distribuidoras de bebidas, postos de combustível, rede de supermercados , armazéns de materiais de construção,  entidades religiosas, açougues , condomínios residenciais, dentre outros fazem parte desta rede mantenedora do projeto, que mensalmente contribuem com insumos e valores que custeiam está iniciativa.

Desde o início do projeto em junho de 2020, até hoje, já foram capacitadas mais de 200 pessoas. Que foram disponibilizadas ao mercado de trabalho com formação profissionalizante , além de possibilitar o incremento da renda familiar com a venda porta a porta de pães e doces na região.

Por intermédio desta iniciativa, podemos ver na pratica como um líder transcende suas próprias necessidades e busca por intermédio de parcerias a promoção de ações em sinergia com a necessidade de sua região, não pensa de forma individualista e visa o bem estar coletivo.

Segundo Sr. João: "Pessoas com mais possibilidades, devem ajudar quem ou o que necessita de oportunidades de melhoria, a corrente do bem no meu bairro é um exemplo de pequenas ações, e espero que seja um modelo para outras pessoas com mais condições se envolvam em torno de ações solidárias. Não sei o jeito certo de fazer esse bolo, mas sei dos ingredientes: disposição, boa vontade, doar de volta a sociedade um pouco do sucesso que eu tive, parceiros com o mesmo ideal, causa verdadeira e credibilidade". 

TAGS

Pedro RO

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você