[ editar artigo]

Rony Meisler - Exemplo de líder engajado que valoriza experiências mais humanas e que reforçam a coletividade

Rony Meisler - Exemplo de líder engajado que valoriza experiências mais humanas e que reforçam a coletividade

Rony Meisler é considerado um líder engajado que valoriza experiências mais humanas e que reforçam a coletividade.

Rony é fundador e CEO da Empresa Reserva, marca de roupas carioca e atualmente uma das principais marcas de moda do mercado brasileiro. O seu perfil empreendedor, dinâmico e agregador chama atenção da sociedade, pois valoriza experiências mais humanas e que reforçam a coletividade, além de expressar opiniões com clareza e não ter medo de compartilhar conhecimento.

Tem influência como uma persona comunicadora que sabe dialogar com seu público e mantém canais abertos de comunicação nas redes sociais. É presidente do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, que prega que as empresas devem sim lucrar, mas que é preciso ter paixão e propósito pelo que fazem.

História/Trajetória

Ele transformou uma loja em marca que fatura mais de R$ 320 milhões. E uma década, o inquieto Rony fez da Reserva uma das principais marcas de moda do país, com um total de 60 lojas próprias, cinco franquias, 1.500 multimarcas e 1.280 funcionários diretos.

Tudo começou com um descompromissado projeto de venda de bermudas de praia com um amigo de infância, Fernando Sigal, na marca Reserva. Uma empreitada que, além dos números expressivos para um setor extremamente competitivo, já o colocou entre os mais inovadores de seu tempo. Em entrevista a uma grande revista, disse que entende a roupa como um veículo de comunicação por meio do qual podemos dialogar com as pessoas.

Boa parte do bom desempenho nas vendas deve-se ao fato de Rony e os sócios terem conseguido incorporar um estilo cool à marca, trazendo temas atuais – e muitas vezes polêmicos – para as campanhas. Da decadência das relações humanas, com a coleção Decadence avec Elegance, que tinha o músico Lobão como garoto-propaganda, no inverno de 2011, à importância da família na coleção de verão 2013, com o mote A Família É o Novo Cool, em que colocou na passarela idosos, crianças, homens e mulheres, todos não modelos.

Também era de verdade a história do 3G, como é chamada a linha plus size da marca, lançada em 2012, com o cantor Leo Jaime sob o slogan Tem Quem Prefira Grande. E mais real ainda o vídeo de liquidação que chamou atenção do The New York Times, em 2013, quando Meisler usou imagens das câmeras de segurança com bandidos levando pilhas de roupas para mostrar as loucuras que as pessoas fazem pela marca.

Foi dele também a ótima sacada de trocar o nome do banco de reservas do Maracanã para “Banco de Reserva” e assinar a primeira coleção oficial do estádio. O espaço publicitário do banco não era comercializado porque ele não aparecia nas transmissões de TV, condição obrigatória para as grandes empresas que anunciam em campo. Hoje, o banco fica exatamente em frente às cadeiras intituladas de Maracanã Mais, antigas especiais, que recebem a cada jogo cerca de 2 mil potenciais consumidores.  

Através de seu e-commerce, a Reserva já criou uma marca de camisetas para Regina Casé e outra para o humorista Mussum (é a única grife que até hoje tem a permissão da família do trapalhão para o uso de sua imagem), além de uma linha em homenagem a Dorival Caymmi. Iniciativas de sucesso de público e crítica e que  colocaram a marca como a única empresa brasileira citada no ranking das mais inovadoras do mundo pela revista americana Fast Company, ao lado de gigantes como Apple, Google e Netflix.

Os resultados financeiros coroam essas estratégias, com faturamento acima de R$ 320 milhões. E lembrar que a primeira loja, em Ipanema, no Rio de Janeiro, tinha apenas 30 metros quadrados, espaço que ele mantém até hoje, e que, em São Paulo, a marca chegou ao Iguatemi em uma área de 18 metros quadrados.

O jeitão workaholic que contrasta com o estereótipo carioca só não se aplica a Meisler quando o assunto é o trato com os funcionários. Ele chegou a ter um cartão de visitas com o cargo de “Sorridente”, cabeçalho mais condizente com seu estilo descontraído e alegre. O empresário realmente levanta a bandeira do afeto e do sorriso a todos os cantos. “Quando começamos a recrutar a equipe, dizia que os vendedores tinham de ser pessoas com quem eu tivesse vontade de sair para jantar ao menos uma vez por semana, com papo bom, divertido”, afirma.

No galpão de cerca de 2 mil metros quadrados onde está instalado o QG da empresa, no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio, tem até um “Departamento da Felicidade”. Faz parte da busca dele e dos sócios, Fernando Sigal, Jayme Nigri e José Alberto Silva, criar um ambiente de trabalho em que os funcionários se sintam relaxados. Pensou em algo parecido com as empresas de tecnologia do Vale do Silício? Esse é o espírito.

Atuação com causas/projetos sociais

Um dos projetos sociais apoiados pela Reserva, é o Rebeldes com Causa. O projeto apoia iniciativas isoladas de jovens empreendedores de todo o país, escolhidas pelos seus potenciais de transformação. A ideia chamou atenção de grupos internacionais, o que o levou a receber o prêmio Gentleman Of The Year pela instituição Fashion4Development, em Nova York, em setembro de 2014.

Ele lançou o 1P=5P, iniciativa em que a cada produto vendido em algumas lojas da marca, e também no online, doa-se automaticamente cinco pratos de comida a quem precisa. Isso vale para um lápis ou uma jaqueta de couro. A quantidade de refeições doadas pode ser acompanhada no site da empresa, onde o número é atualizado a cada 15 minutos. Desde 20 de maio de 2016 até este hoje, com o intuito ajudar a diminuir a fome no Brasil foram realizadas 48 milhões, 421 mil e 985 refeições.

Importante ressaltar que o Meisler tem sido cada vez mais reconhecido como um dos principais nomes da nova geração de empreendedores brasileiros. É chamado com frequência para palestras em que o tema central é o caso de sucesso da Reserva, além do engajamento para a prática de ações que geram impacto social.

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você