[ editar artigo]

Ser Resiliente ou Antifrágil?

Ser Resiliente ou Antifrágil?

 

Líderes  resilientes  são  capazes de resistir e superar obstáculos e não ceder a pressão, seja qual for a situação.

Mas, ser resiliente e voltar à posição “normal”, sem alterações,  não é mais suficiente.

Segundo o professor Nassim Nícholas Taleb, do renomado Instituto Politécnico da Universidade de Nova York, existe uma nova habilidade que vai além da superação.

Em seu livro, Antifrágil- A Lógica do Cisne Negro, ele nos traz o conceito de uma nova habilidade que consiste em uma característica pela qual as adversidades não são superadas pela reação, mas pela aceitação.

Aceitar, neste caso,  não significa permanecer resignado perante um problema mas entender o contexto e aprender com isso.

Antes de reagir, o antifrágil procura  entender o que se passou e aceitar a sua condição para, a partir disso, aprender com seus erros e crescer mesmo em situações inesperadas, com mudanças e pressão.

 A  diferença principal, segundo Taleb, é que o antifrágil  não resiste às mudanças e aprende com elas, melhorando suas habilidades e aptidões.

Resiliência e Antifragilidade são habilidades essencias para um bom líder.

"A antifragilidade é o exato oposto da fragilidade. Estando além da resiliência ou da robustez. O resiliente resiste aos choques e ao tempo e permanece o mesmo, o antifrágil fica melhor. Não se protege de ataques ou mudanças bruscas. Aceita cada uma delas e encara o aleatório como fator benéfico para o aperfeiçoamento e a evolução" (Nassim Nicholas Taleb)

É essencial para um líder, não sucumbir diante das adversidades e procurar aprender e se fortalecer com elas.

E assim, cada vez mais, conquistar a confiança e o respeito dos liderados.


Porque como diz a música do Capital Inicial:
" Nem tudo é como você quer,
Nem tudo pode ser perfeito"
 

 

 

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay


 

 

 

 

Polo de Liderança Sebrae
Marcia Gonçalves Sampaio de Souza
Marcia Gonçalves Sampaio de Souza Seguir

Especialista em Neurociências e Comportamento - Palestrante Como ser um Líder Emocionalmente Inteligente - Executive Coach Líder e Equipes para micro e pequenas empresas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você