[ editar artigo]

Guto Gouvêa - Líder que inspira!

Guto Gouvêa - Líder que inspira!

Objetivando inspirar futuros líderes, trago a história de Carlos Augusto de Lima Gouvêa, conhecido como Guto Gouvêa, que é natural de Belém/PA, nasceu em 26/12/1983, e desde então foi criado em Soure/PA, localizada no maior arquipélago fluvio-marítimo do mundo (Marajó).

Guto demonstrou características de liderança muito fortes, desde de criança, onde ajudava seus pais na comercialização de leite e queijo de búfalas. Estudou em escolas públicas municipais e graduou na Universidade Federal do Pará, no curso de Tecnologia de Alimentos.

Com a conclusão da graduação, Guto logo assumiu a administração, produção e comercialização da Queijaria da família, denominada Queijaria Mironga, localizada na Fazenda Mironga, em Soure/PA, conseguindo motivar toda sua equipe a alcançar objetivos que antes não se imaginavam.

Com as suas características de líder inspirador, em 2016, foi convidado a concorrer a vaga de Prefeito Municipal de Soure, onde propôs um plano de governo totalmente voltado para o desenvolvimento do município e obteve a maioria dos votos.

Em 2017, iniciou seu mandato de Prefeito, utilizando critérios técnicos para escolher sua equipe de governo, a exemplo do que fazia no empreendimento da família, pois considera fundamental para a obtenção de maiores e melhores resultados.

Com sua postura de líder inspirador, acabou impactando no trabalho de toda a equipe, liderando pelo exemplo, onde os colaboradores espelham seu comportamento, chegando a receber a premiação de Prefeito Empreendedor do Sebrae em 2018.

A sua liderança pauta-se nos seguintes eixos: melhore seu relacionamento com a equipe; crie um espírito de time; estude; seja disciplinador; seja o exemplo positivo, evolua constantemente.

Com a presença constante, boa comunicação, respeito e confiança de seus colaboradores e eleitores, a Administração Municipal de Soure passou a desempenhar um excelente trabalho junto às necessidades básicas da população, e a colher excelentes resultados nas áreas: segurança, saúde, educação, infraestrutura sanitária, asfaltamento, construção/reformas de espaços recreativos/laser, etc. Tendo como consequência, o pedido da população para mais um mandato, onde foi reeleito em 2020 com maioria absoluta dos votos, e ainda foi eleito para assumir a presidência da Associação dos Municípios do Marajó (AMAM) sendo fonte de inspiração para todos os 15 prefeitos que o elegeram.

Sua liderança construiu e conquistou um time de alta performance em um município de 25.000 habitantes, que figura entre os menores IDH´s do Brasil, obtendo vários outros destaques a exemplo das compras públicas, onde sua equipe de licitações passou a comprar consideravelmente de empreendedores do próprio município e também passou a comprar ingredientes da agricultura local para abastecer a merenda escolar, proporcionando a geração de negócios, emprego, renda e consumo.

Suas ações contribuem para o desenvolvimento de todo o território, transformando seu município em um lugar preservado e mais bonito, recuperando a comunidade e a identidade, sendo fonte de inspiração para todos.

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você