[ editar artigo]

Como tornar-se um líder mais assertivo

Como tornar-se um líder mais assertivo

Seja um líder mais assertivo! Confira dicas básicas para conciliar a assertividade com a necessidade de manter bons relacionamentos.

Ao contrário do que pode parecer, assertividade no trabalho não tem a ver com estar correto ou não em relação a alguma questão ou prática. O termo, cada vez mais citado quando se fala de relações interpessoais, se relaciona a um tipo de postura comportamental das pessoas em situações cotidianas no ambiente profissional.

Ser assertivo nos permite dizer e fazer coisas em nossos relacionamentos que os tornam mais significativos, ricos e mais gratificantes.

Podemos considerar pessoas assertivas aquelas que vão direito ao ponto, mas com tato. Elas resistem  às tentativas de manipulação, e se posicionam de maneira firme, decidida e convincente, sem ser autoritárias ou prejudicar relacionamentos.

Além disso, a assertividade profissional transmite da fala de um profissional o tom de confiança, mas sem ser rude.

Essas pessoas utilizam da sua força moral, da qualidade de seus argumentos e de sua capacidade de síntese para ir direto ao ponto sem rispidez.

Assertividade, autenticidade e transparência caminham juntas, mas devem sempre ser orientadas por um profundo respeito às outras pessoas.

O comportamento assertivo é mais comum entre pessoas com autoestima e autoconfiança elevadas. A segurança proporcionada por estas características costuma trazer equilíbrio.

Deixaremos aqui alguns caminhos que você deve seguir para tornar-se mais assertivo:

  1. Desenvolva autoconfiança
  2. Valorize a si mesmo e as outras pessoas
  3. Tenha coragem
  4. Aborde o comportamento não o indivíduo
  5. Observe  atentamente as pessoas

Esses 5 caminhos podem guiar você para tornar-se um líder mais assertivo em todas as suas relações, visando desenvolver habilidades que farão a diferença em sua vida.

Polo de Liderança Sebrae
Nadia Cristina Benitez
Nadia Cristina Benitez Seguir

Nadia Cristina Benitez Psicopedagoga Institucional Life Coach; Pós graduada em Neuropedagogia na Educação; Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Fundadora e desenvolvedora do Método Ginástica do Cérebro;

Ler conteúdo completo
Indicados para você