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Líder: você está preparado?

Líder: você está preparado?

                            O líder precisa estar preparado para diversas situações dentro da empresa no qual está inserido.

                            Estar preparado para dar e receber feedback, avaliando a relação com o outro, tendo uma visão empática pela percepção do outro, criando mecanismos e diante de um feedback no qual ele necessita dar, precisa saber expor a situação, o comportamento e o impacto que a reação tratada possa ter criado.

                            O líder precisa entender que sozinhos somos rápidos, mas juntos iremos mais longe!

                            Líder é aquele que forma um time que se conecta com todos os colaboradores para um mesmo propósito, um mesmo objetivo, assim juntos irão compreender as tarefas a serem executadas.

                            Para times mais assertivos, a visão precisa ser compartilhada com clareza, a estrutura organizacional precisa entender os seus níveis de responsabilidade, é preciso investir na autonomia, os colaboradores precisam ser capacitados e ser reconhecidos pelo trabalho prestado.

                            O Líder precisa saber aonde a empresa quer chegar e fazer isso chegar com facilidade aos colaboradores.

                            A comunicação dentro da empresa é extremamente importante, ela sempre tem uma finalidade, precisa ter habilidade para organizar o raciocínio, conciliando o conteúdo e a forma no qual ela será realizada. É relevante sempre esclarecer os objetivos de uma conversa, estruturar o pensamento, administrar o tempo, explorar os interesses comuns, ir além da discussão, reinterpretar as ideias dos outros e usar de recursos visuais, para assim ter uma assertividade na comunicação mais afetiva.

                            O líder será um mediador de conflitos e antes de qualquer reação precisa entender os motivos, se eles estão acontecendo porque existe competição por recursos escassos, divergência de objetivos ou por tentativa de autonomia e ainda definir se são intra pessoais, interpessoais ou intergrupais.

                            É importante ressaltar que o ambiente organizacional é repleto de conflitos, mas desde que sejam em uma dose suportável, são conflitos saudáveis.

                            O surgimento de conflito é inerente as relações humanas, eles levantam situações de como determinadas situações devem ser feitas, o que devem ser feitas e quem irá fazê-las.

                            Mas como evita-los?

                            Vale lembrar que é preciso confrontar os assuntos e não as pessoas! Analise a causa do problema, não reaja sem pensar, retire-se do conflito se for necessário e tenha uma visão macro, saiba o que te irrita, se conheça, rotule o comportamento das pessoas, os ataques e as manobras, tenha sempre foco no objetivo, escute e reconheça, evitando também estar sempre na defensiva, se for preciso peça para a pessoa fale mais sobre o assunto em questão.

                            Seja confiante, seja positivo e tenha calma!

                            O líder precisa está preparado para pressionar se for preciso, para trocar, para evitar, se render e não esquecer de que o conflito precisa ser resolvido.

                            Se líder é estar preparado para as mais diversas situações dentro do ambiente organizacional, dentro de uma empresa, ele é quem conduz os trabalhos.

                            Líder é aquele cujo as suas ações e palavras possuem influencia no pensamento e comportamento de outras pessoas.

                            Líder precisa ser construído e praticado a todo momento, que tal começar agora mesmo?

Polo de Liderança Sebrae
Graziela Cristina Marzagão Betsch
Graziela Cristina Marzagão Betsch Seguir

Graduação em Administração

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