[ editar artigo]

Liderança Consciente: quem é este novo gestor?

Liderança Consciente: quem é este novo gestor?

Um estudo recente realizado pela Pacto Global (2020) fez um levantamento das principais tendências no “mundo pós-pandemia”, que destacou o papel da liderança baseada em ações sustáveis e inovadoras.

Segundo o documento, que analisou cerca de 80 relatórios, onde 10 tratavam sobre tendências de sustentabilidade, elaborados entre agosto de 2019 e março de 2020, a pandemia acelerou o futuro e a retomada de uma economia com empresas cada vez mais responsáveis, ou seja, empresas com visão de propósito à sociedade em detrimento do lucro.

Isto significa tratar humanos como humanos e não mais meros recursos e rever a noção de sucesso, permitindo uma gestão inclusiva, com olhar humanizado, exigindo cooperação no atendimento de demandas e dilemas da sociedade, como os das mudanças climáticas.

Outro ponto levantado pelo estudo foi a ascensão da noção de interdependência com consumo consciente e ativismo de (multi) stakeholders, cuja transparência em relação às externalidades socioambientais decorrerá autorregulação de condutas, resiliência e construção de elos consistentes de confiança.

Neste panorama, o investimento social privado será cada vez mais estratégico, com inovação em tecnologias verdes disruptiva, avaliação de ciclo de vida de cada produto e economia circular.

O mercado estará voltado a produtos e serviços que sejam mais sustentáveis, fazendo com que o tema seja parte da solução e não parte do problema, reafirmando marcas baseadas em valor compartilhado, lucro ético e com atenção às questões ambientais.

Para colocar isso em prática é preciso uma Liderança Conscienteque traduza o propósito da empresa, inspire, desenvolva e motive pessoas, que refletirão em suas entregas a satisfação e engajamento resultantes do ambiente de trabalho. O papel do líder como disseminador de cultura da empresa, cultivando uma esta Cultura Consciente e permitindo que um time motivado seja capaz de feitos grandiosos de alto impacto para sociedade.

A Liderança Consciente estará cada vez mais orientada a colocar o “ser humano no centro” dos processos, com revalorização da empatia e escuta afetivas, relações mais horizontais, preocupação com o outro, cuidado com meio ambiente, ética e transparência, capacitação focada em valores e atitudes.

Para o Pacto Global (2020), esta novas lideranças estão transformando a forma de conduzir os negócios, alinhando as práticas gerenciais e operacionais aos Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável (ONU / Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

Elas estão envolvidas com propósito sustentáveis, entendendo a importância do tema na evolução dos negócios e, com isso, utiliza o seu poder de decisão e influência para endereçar questões importantes no âmbito da sustentabilidade e, com isso, deixar um legado dentro de sua empresa e na sociedade como um todo.

Liderança Consciente pensa no coletivo, servindo ao propósito da organização, que está alinhado ao seu propósito de vida, criando valor a todos os seus stakeholders e gerando impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.

Dra. Gisele Victor Batista

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono

giselevictorbatista@gmail.com

Polo de Liderança Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você