[ editar artigo]

Liderança e encantamento

Liderança e encantamento

Na mitologia, as sereias eram belas criaturas com metade do corpo de mulher e metade de peixe. Elas cantavam lindos cânticos com uma voz harmoniosa que encantava os marinheiros e fazia com que eles se jogassem ao mar. Para evitar que se afogassem, os marinheiros se amarravam aos mastros, para que escutassem os belos cânticos e as cordas os impedissem de se jogar ao mar.

A lenda das sereias nos faz recordar do “encantamento”, do fazer com que as pessoas façam o que você quer que elas façam, de fazer com que a pessoa acate sua opinião ou seu ponto de vista ou de persuadir alguém. Lembra-nos também do “encantar o cliente” ou o “cliente é o rei”, jargões muito utilizados na administração do atendimento e conquista de clientes.

Para ser um líder eficaz precisamos “encantar” nossa equipe, para extrairmos o melhor de cada um e atingirmos os objetivos propostos.

Trazemos à “tona” hoje uma líder que utiliza bem essa estratégia de gestão na liderança de Agentes de desenvolvimento no Estado de Roraima e na equipe de políticas públicas do SEBRAE/RR, Núbia Ribeiro.

Nubia nos relata que na sua caminhada de líder aprendeu da importância de enxergar as pessoas, o ser humano que há por traz do profissional que está sob sua liderança e respeitar a vida que cada um tem além do ambiente de trabalho, da importância dos horários com a família e de não se levar trabalho para casa. Talvez por ter trabalhado muitos anos como Gerente da Unidade de Gestão de pessoas da instituição, tenha aflorado essa sensibilidade de enaltecer os potenciais de cada um e aproveitar o melhor de cada liderado, tratar de forma diferente os diferentes e encorajar os incrédulos de que é possível e que eles são capazes, que precisam fazer a sua parte para os resultados serem alcançados. Ela destaca também: Ouvir o ser humano, dar e receber feedbacks, entender a necessidade de acolhimento do outro e encorajá-lo a se reinventar nos momentos de dificuldades, a dar o seu melhor, e acreditar em dias melhores e de que é possível vencer os desafios propostos.

Esse “encantamento” motiva, resgata o profissional capaz que há em cada um, fortalece o ser humano e acima de tudo, gera legado. Muitos profissionais que estiveram sob a gestão de Nubia a encontram depois de anos e a agradecem pelos aprendizados, compreensões e feedbacks que tiveram durante o período que estiveram sob sua gestão e relatam como isso contribuiu para o seu crescimento como pessoa e profissional. Tudo isso nos demonstra que a sementinha plantada, floresceu e gerou frutos.

Lembro-me de presenciar certa vez, uma reunião entre Nubia e um consultor que estava se recusando a fazer algo previsto em contrato. No meio da conversa esse consultor olhou para mim e comentou: “ela está me encantando para fazer o que ela quer”. Logo veio a minha mente a lenda das sereias e recordei do encantamento.

No desenvolvimento local, a importância das pessoas se darem conta de como são relevantes para o desenvolvimento de suas cidades é algo muito gratificante para Núbia. O fazer com que as pessoas se convençam de que podem fazer a diferença, que por menor que seja a sua contribuição ela é importante para a sua cidade, independente dessa pessoa ter ou não um cargo representativo ou ter apoio do gestor maior do município. Acreditar nas pessoas, resgatá-las, motivá-las, estimular o comportamento para agirem como protagonistas nos diversos desafios que encontram no decorrer do caminho e fazer com que elas deem o seu melhor, são a essência do “encantamento”’, o ser humano.

Para lembrarmos da contribuição importante de cada um para o sucesso de todos, Núbia ressalta: “uma andorinha só não faz verão, mas várias andorinhas juntas fazem”.

Não deixe de apreciar o canto envolvente do seu líder, liberte-se das amarras e do mastro, jogue-se ao mar e nade em direção a ilha salvadora. Chegando lá você poderá celebrar o seu salvamento e aguardar o seu resgate, pois o resultado terá sido atingido: o sentimento de que você é capaz, que você é um vencedor.

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você