[ editar artigo]

Liderança e Sentimento de Escassez: como trabalhar com este problema?

Liderança e Sentimento de Escassez: como trabalhar com este problema?

Constantemente, somos tomados pela sensação de que não "dormimos o suficiente", não "trabalhamos o suficiente", não "temos o suficiente"... ou não "somos bons o suficiente"....

Este é o problema da escassez, um sentimento que tende a afetar nossa autoestima e provoca a sensação de desvalorização pessoal e profissional, principalmente, quando passamos a nos comparar com amigos, colegas ou pessoas a quem admiramos.

Brené Brown afirma que a preocupação com a escassez é a versão de nossa cultura, para o estresse pós-traumápatico, e envolve três componentes: vergonha, comparação e desmotivação.

O "antídoto" à escassez é a superação e a gratidão. É buscar lutar por aquilo em que acreditamos e seguirmos nosso propósito maior de vida, sabendo que ela nos tratá riscos - ameaças e oportunidades, e que apenas colheremos os frutos de nossas próprias ações e escolhas.

Não é sobre derrotas ou vitórias.
É sobre reconhecer que somos humanos, vulneráveis e às vezes sentimos medo. Mas isso não pode mudar a verdade de que, também, somos corajosos, fotes e merecedores de muitas realizações.

É sobre a coragem de seremos autênticos e imperfeitos!!!

 

Você já pensou em implantar práticas sustentáveis em sua empresa?

Teremos muito orgulho em auxiliar sua empresa neste processo!

Dra. Gisele Victor Batista

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono

www.harpiameioambiente.com.br | giselevictorbatista@gmail.com

Polo de Liderança Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você