[ editar artigo]

Liderando para o bem comum

Liderando para o bem comum

De uma experiência frustrada quando cursava o 3° ano de magistério Raimunda Barros descobriu que lecionar não era sua vocação, por isso abandou o curso e partiu para novos desafios. Com a ajuda de uma amiga conseguiu uma vaga de estágio em um escritório de contabilidade sem possuir nenhuma experiência na área. Foi um início difícil, com muitos erros, retrabalhos e “ameaças” de perder o emprego, foi aí que a ficha caiu e Raimunda começou a ter mais identificação com a atividade que viria a ser sua paixão.

Passados nove anos de muito trabalho, inquieta com a administração da empresa onde colaborava e sentindo-se mais preparada para o mercado, Raimunda decidiu se unir a duas amigas e abrir um escritório de contabilidade. Começava, ali,  a despertar características de liderança muito forte que só tendiam a crescer.

Foram 7 anos de sociedade, e amizades que perduram até hoje, quando Raimunda decidiu, alçar voos mais altos e seguir empreendendo em uma empresa só sua. Assim nasceu a Astecosi - Assessoria Técnica Contábil Santa Inês, fruto de muito trabalho, dedicação e parcerias.

 Todos esses desafios serviram para que Raimunda compreendesse que a contabilidade era sua verdadeira paixão, e era o que queria fazer para o resto da sua vida. Além disso, outro objetivo de vida era unir a classe contábil e o primeiro passo para isso acontecer foi juntar forças com outros colegas de profissão e pleitear apoio junto a Associação Comercial, CDL, Câmara de Vereadores, Prefeitura e Governo do Estado para levar o curso de Contabilidade para o município de Santa Inês – MA, pois os mais próximos ficavam a 250 km de distância, nas capitais São Luis-MA e Teresina -PI.

Neste momento a empreendedora e líder já vislumbrava que somente o curso técnico não seria suficiente para que todos se mantivessem no mercado.

“Não quero ser mais uma no mercado, quero evoluir a cada dia, ajudando as empresas a se manter no mercado de forma organizada e sustentável.” (Raimunda Barros)

A liderança inspiradora de Raimunda, por meio do exemplo, foi fundamental para que a  força desse grupo fizesse a diferença para implantação do primeiro curso de administração na cidade e em seguida o tão sonhado curso de contabilidade. Aliado a isso, Raimunda liderou o grupo para reativar uma antiga Associação dos Profissionais de Contabilidade da qual chegaria à presidência. Outro importante marco na história dessa líder foi ser delegada do Conselho de Contabilidade em Santa Inês.

A trajetória empreendedora e de liderança ainda rendeu a Raimunda o cargo de Vice Presidente da Associação Comercial de Santa Inês, onde por dois anos pôde dar sua contribuição para o desenvolvimento dos pequenos negócios do município.

Como pudemos observar a ações da empreendedora sempre tem como pano de fundo a colaboração e construção de alianças muito fortes que buscam contribuir não somente para ela, individualmente, mais principalmente para toda a classe empresarial e a sociedade do município onde vive.

“Sei que tem muita gente boa no mercado e eu quero me juntar a eles, para isso estou me aperfeiçoando a cada dia e buscando parcerias para capacitar meu time também”. (Raimunda Barros)

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você