[ editar artigo]

Líderes de líderes

Líderes de líderes

 

Se você me acompanha faz algum tempo, já sabe o que é um líder, certo? Um líder é quem inspira e engaja, quem chama para fazer junto, conhece sua equipe e sabe como motivá-la.

Mas e se a sua equipe for formada por outros líderes, como você faz? O líder é um profissional cada vez mais necessário e equipes de liderança já tomaram forma em empresas por todo o mundo.

Os líderes do futuro precisam estar preparados para isso, para liderar seus iguais, sabendo como inspirar e engajar os responsáveis por essas mesmas ações.

Como são os líderes?

Líderes são pessoas inquietas e empáticas. São também determinados, curiosos e aplicados. Inspirar um líder não é fácil, ainda mais por conta de ele conhecer as ferramentas e técnicas de liderança.

Seja transparente e envolva seus líderes não apenas com o trabalho deles, mas com o seu, estando aberto para ouvir suas opiniões ao tomar decisões e traçar objetivos.

Assim como em uma equipe padrão, com apenas um líder, na equipe com múltiplos líderes é necessário inspirar o protagonismo de cada um, acordar o lado "vai lá e faz" de cada profissional, apontar para um ponto remoto no futuro e fazê-lo parecer não mais tão remoto, mas próximo e alcançável.

É fazer com que cada um deseje, pelos seus próprios motivos, chegar àquele ponto.

Valorize a inteligência específica que cada líder tem e ajude a descobrir os pontos fortes e a melhorar os pontos fracos. Faça com que percebam a importância de reconhecer pessoas e trabalhar com elas, com suas aspirações e seus sentimentos.

Seja mais preparado que seus líderes

Um líder de líderes não deve estar um passo à frente, mas dois ou três, ao mesmo tempo em que está junto com seus liderados, fazendo parte do ambiente e dialogando com ele.

Deve olhar para si mesmo, entender o que o motiva como profissional e como ele pode se conectar com essa mesma essência no que diz respeito a outros líderes na empresa.

Tanto na cultura quanto na religião, sempre temos figuras como "o profeta dos profetas" e "o poeta dos poetas". Assim como eles, o líder dos líderes também é uma particularidade, é a soma das melhores características de cada líder, como a inteligência, a comunicabilidade e a vontade de fazer.

É quem é capaz de criar uma rede de mudanças a partir de seus próprios ideais, inspirando outros líderes para que inspirem outras pessoas – e assim por diante.

Quem é capaz de mudar o mundo? Um líder de líderes!

Liderar outros líderes é um grande desafio. Como você faria?

 

Sandra Trujillo Costa

 

Polo de Liderança Sebrae
Sandra Trujillo Costa
Sandra Trujillo Costa Seguir

Administradora. Formação em Gestão de Negócios-FGV e Empreendedorismo-Universidade Positivo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você