[ editar artigo]

Líderes Inspiradoras: Mulheres que inspiram a liderança

Líderes Inspiradoras: Mulheres que inspiram a liderança

Março é um mês de representatividade. No dia 8 é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que simboliza a busca por condições equiparadas entre mulheres e homens.

Entre as lutas das mulheres, destaca-se uma: a liderança.

As mulheres têm ocupado mais cargos de liderança, o crescimento é notável e significativo, mas elas ainda são minoria. O que será que precisa mudar para que mais mulheres sejam reconhecidas como líderes?

A trajetória das mulheres para alcançar a liderança é repleta de desafios, mas também de inspiração e conscientização. No Grupo Gestão de Pessoas e Liderança, falamos da importância de mulheres em cargos de liderança, que contribuem para mudança da cultura organizacional e para tomada de decisões mais justas nas empresas. Leia o artigo completo.

Mulheres ícones da liderança

Temos no mundo mulheres que são grandes líderes e inspiram outras mulheres para conquistarem seus espaços.

Confira a seguir algumas dessas mulheres que são ícones da liderança.

Vigdís Finnbogadóttir

Vigdís é a primeira mulher eleita presidente no mundo. Ela foi a presidente da Islândia entre os anos de 1980 e 1996, sendo uma inspiração para participação feminina na política.  

Michelle Obama

Michelle Obama é uma das mulheres mais influentes do mundo. A ex-primeira-dama dos Estados Unidos é uma inspiração para mulheres e um exemplo de determinação.

Ela defende que qualquer pessoa tem potencial para realizar o próprio sonho e que a educação tem o poder para transformar qualquer realidade.

Oprah Winfrey

A apresentadora Oprah é considerada uma influência em liderança e claro, grande referência de sucesso. Ela possui uma trajetória impressionante, com desenvolvimento inspirador, de uma origem humilde até conquistar seu império de negócios bem-sucedidos.

Além do mundo dos negócios e do entretenimento, Oprah se destaca como líder com o projeto de uma escola de liderança na África do Sul, destinada exclusivamente para garotas.

Malala

Malala é um ícone de liderança feminina. Ativista dos direitos humanos das mulheres e das crianças para acesso à educação, a paquistanesa foi impedida de frequentar a escola, dando origem a um movimento internacional. 

Atualmente com 23 anos, Malala foi a pessoa mais jovem a receber o Novel da Paz, quando tinha apenas 17 anos.

Greta Thunberg

A ativista ambiental Greta Thunberg é uma das jovens mais influentes do mundo, debatendo com grandes líderes sobre o aquecimento global e outras causas ambientais.

Em 2019, Greta foi escolhida como a Personalidade do ano pela Revista Time.

Beyoncé

A cantora americana também é uma referência de liderança. Beyoncé se destaca pelo seu poder e sua influência na indústria musical, apontada muitas vezes como machista e racista.

Beyoncé também inspira outras mulheres fora do palco. Ela está sempre envolvida em ações que estimulam o protagonismo e empoderamento feminino.


Alguma mulher que é líder te inspira? Aproveite o espaço para comentar e compartilhar. 😊

 

 

Série Líderes Inspiradoras - Mês da Mulher Sebrae

O Polo de Liderança tem diversas ações que promovem a liderança feminina, como Líderes em Movimento e Inteiras para Liderar.

Vamos compartilhar aqui na Comunidade Polo de Liderança, os exemplos de mulheres líderes do nosso dia a dia.

Acompanhe as próximas publicações. Até breve!

Polo de Liderança Sebrae
Allan Martins
Allan Martins Seguir

Olá, sou o Allan! 😊 Publicitário, Estrategista de Marketing Digital e Analista no Sebrae. Sou o Head da Comunidade Polo de Liderança Sebrae e responsável pelos canais digitais e de relacionamento. Vamos nos conectar e transformar as lideranças?

Ler conteúdo completo
Indicados para você