[ editar artigo]

Líderes Inspiradoras – Mulheres na Política

Líderes Inspiradoras – Mulheres na Política

Durante o mês de março publicamos sobre as lutas das mulheres e a importância de elas exercerem cargos de liderança.

Apesar de grandes avanços e conquistas, existem ambientes em que as mulheres continuam sendo minoria na liderança. Um desses ambientes é o da POLÍTICA!

O Inter Parliamentary Union (IPU), uma organização global dos parlamentos nacionais vinculada a Organização das Nações Unidas (ONU), fez um levantamento com 193 países e os dados mostram que estamos longe de alcançar a igualdade entre gêneros na política.

Segundo o levantamento, as mulheres impulsionam as principais mudanças de políticas e de legislações relativas à igualdade de gênero, trazendo o tema para agendas prioritárias do governo.

Confira alguns dados:

  • Apenas quatro nações entre os 193 países têm 50% dos cargos de liderança parlamentar ocupados por mulheres
  • Apenas 25% das cadeiras do parlamento dos 193 países pesquisados pela instituição são ocupadas por mulheres. O parlamento correspondente ao congresso nacional brasileiro.
  • No Brasil, as mulheres representam 14,66% dos cargos na câmara dos deputados e 13,58% dos cargos no senado federal, em 2020.

Por que é importante ter Mulheres na Liderança Política?

Você já parou para analisar quantas mulheres são vereadoras? Quantas mulheres são prefeitas? Deputadas, senadoras, governadoras, presidentes. Vamos analisar!

Além de representatividade, ter mulheres na política é importante para trazer voz ativa nas tomadas de decisões. Conheça um exemplo de liderança política que conversou com o Polo de Liderança.

Deputada Luísa Canziani


Com propostas focadas em inovação e pela educação de crianças e jovens, Luísa é a Deputada Federal mais jovem a ser eleita e a primeira presidir a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Mulheres.

Em 2021, conseguiu a sanção presidencial do PL 1615/19, que confere as pessoas monoculares (com cegueira de um dos olhos) os mesmos direitos de pessoas com deficiência.

Em 2020, foi relatora da MP 934/20, que criou regras ao ano letivo, afetado pela pandemia do Covid-19.

Esse é um exemplo de liderança feminina que inspira e transforma vidas e ambientes! Afinal, ela tem se destacado no papel que vem exercendo.

Para Luísa, os líderes devem oportunizar melhorias através de projetos que impactam a vida das pessoas e as mulheres possuem uma força única, capazes de lutar pelos seus sonhos e executar várias tarefas, afinal, elas são profissionais, mães, donas de casa, e essa energia não pode ser desperdiçada. O Brasil só tem a ganhar!

Série Líderes Inspiradoras - Mês da Mulher Sebrae

O Polo de Liderança tem diversas ações que promovem a liderança feminina, como Líderes em Movimento e Inteiras para Liderar.

Acompanhe na Comunidade Polo de Liderança outros posts da série:

- Mulheres líderes que são ícones da história

- Mulheres líderes e seus desafios no dia a dia

Polo de Liderança Sebrae
Allan Martins
Allan Martins Seguir

Publicitário, especialista em marketing digital e Analista no Sebrae/PR, responsável pela gestão da comunidade e outros canais do Polo de Liderança Sebrae.

Ler conteúdo completo
Indicados para você