[ editar artigo]

O desafio da Liderança

O desafio da Liderança

A obra dos autores James Kouzes e Barry Posner já é considerada um clássico na literatura sobre liderança. Pesquisadores reconhecidos mundialmente, apresentam nesse livro O Desafio da Liderança (Alta Books Editora, 2018), um verdadeiro guia sobre como os líderes devem proceder para cativar os colaboradores e criar ambientes de trabalho excelentes.

Além de sólido referencial teórico, os autores, baseados em metódica pesquisa que vem sendo realizada há cerca de 4 décadas, identificaram as Cinco Práticas de Liderança Exemplar, que se tornaram um modelo para todas as pessoas que lideram ou pretendem liderar equipes de alta performance.

A pergunta originária é instigante:

O que você fez em sua melhor performance como líder?

As respostas colhidas ao longo de todos esses anos, com diferentes pessoas de diversos níveis e funções, atuantes em organizações de diversos segmentos e portes, resultaram na criação do modelo proposto que irei sintetizar ao longo de uma série de artigos.

O que foi constatado? Quando o líder alcança bons desempenhos ele:

  1. Modela o Estilo: líderes exemplares sabem que, se quiserem se comprometer e alcançar os mais altos padrões, devem ser modelos de comportamento que esperam dos outros. O que implica em ser claro e objetivo com relação aos seus princípios e valores.
  2. Inspira uma Visão Comum: Sabe-se que toda organização começa com uma visão, ela é a força que cria o futuro. É preciso acreditar e ser confiante para realizar o que se pretende. Líderes veem o futuro, imaginando possibilidades vibrantes e dignificantes.
  3. Questiona o Processo: Questionar é crucial para a grandeza. Como inovação e mudança envolvem experimentar e arriscar, o líder deve criar um clima de experimentação, saber reconhecer as boas ideias, apoiá-las e se dispor a desafiar o sistema.
  4. Capacita os outros para a Ação: Líderes estimulam a colaboração, promovendo a confiança e facilitando os relacionamentos. Quando fortalecem os outros, aumentando a autodeterminação e desenvolvendo competências, os colaboradores se tornam mais propensos a dar tudo de si e exceder as próprias expectativas.
  5. Anima os Corações: Atos genuínos de cuidado atraem as pessoas, por isso é importante reconhecer as contribuições, demonstrar apreço e criar a cultura de celebrar os valores, vitórias e criar o espírito de comunidade.

A partir das evidências colhidas no universo pesquisado, os autores traçaram um “mapa para os líderes” de modo que os leitores ao se inspirarem nas experiências de tantos e tantas, possam também encontrar respostas para as questões que os inquietam:

·        Como se tornar o tipo de líder que as pessoas querem seguir?

·        Como conseguir que pessoas, por livre e espontânea vontade, caminhem juntas em busca de uma visão comum?

·        Como mobilizar pessoas para quererem lutar por objetivos compartilhados?

Como liderança diz respeito ao relacionamento entre o líder e os liderados, é crucial entender essa dinâmica do relacionamento humano e o que as pessoas esperam do seu líder.

Encontrar os meios para cativar a equipe e construir o relacionamento com cada liderado, não só é necessário como primordial para o êxito da liderança.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É sempre bom lembrar da frase do Galeano, em especial quando pensamos sobre o papel do líder. Se somos feitos de histórias, então, lideramos histórias e elas precisam ser conhecidas:

  • Quais são as histórias dos liderados?
  • Quais são seus valores?
  • Do que gostam e do que não gostam?
  • Quais são os seus desafios?

Igualmente, o líder precisa se dar a conhecer. Como irá inspirar e ter credibilidade se não conhecem sua história, seus valores, etc?

Destaco o depoimento de Brian Alink, vice-presidente administrativo da Card Digital Channels:

“A confiança é fruto da compreensão dos valores individuais, das nossas experiências e do que defendemos. Para que ocorra, precisamos estar vulneráveis e receptivos. Então, podemos nos apoiar nesses valores e na confiança.”

Tratando-se de relacionamento e conquista da confiança da equipe, é necessário reiterar inúmeras vezes que o exemplo é essencial. E se a relação passa pela experiência de basear-se nos valores e gerar confiança, então, todos podem desenvolver essa habilidade. Toda pessoa pode aprender e/ou desenvolver dons que habilitam ou facilitam o exercício da liderança.

Os autores afirmam:

“Liderança não diz respeito à personalidade, mas ao comportamento. As Cinco Práticas estão disponíveis para qualquer um que aceite o desafio da liderança – o desafio de levar pessoas e organizações a lugares onde nunca estiveram. É o desafio de transformar o ordinário em extraordinário.”

Com base nas Cinco Práticas acima mencionadas, os autores definiram os Dez Compromissos de Liderança Exemplar. São os seguintes:

MODELE O ESTILO

1.      Esclareça os valores, encontrando a própria voz e expressando os valores comuns

2.      Dê o exemplo, alinhando as ações com os valores comuns.

INSPIRE UMA VISÃO COMUM

3.      Preveja o futuro, imaginando possibilidades vibrantes e dignificantes

4.      Arregimente outras pessoas para uma visão comum, evocando as aspirações compartilhadas

QUESTIONE O PROCESSO

5.      Busque oportunidades, tomando a iniciativa e olhando para fora, à procura de soluções e de melhorias inovadoras.

6.      Experimente e arrisque, engendrando constantemente pequenas vitórias e aprendendo com a experiência.

CAPACITE OS OUTROS PARA AÇÃO

7.      Estimule a colaboração, promovendo a confiança e facilitando os relacionamentos

8.      Fortaleça os outros, aumentando a autodeterminação e desenvolvendo competências.

ANIME OS CORAÇÕES

9.      Reconheça as contribuições, demonstrando apreço pela excelência individual.

10.  Celebre os valores e as vitórias, criando o espírito da comunidade.

Nos próximos artigos, aprofundaremos cada uma dessas práticas. Acompanhe.

Como coach e desenvolvedor de lideranças, consultor e educador é meu propósito contribuir com a expansão da consciência para que cada pessoa seja a melhor pessoa e profissional que puder. Coloco-me à disposição para servir.

Robson Santarém

Coach ACC/ICF, Consultor, Palestrante, Professor, Escritor Membro do Comitê da Comunidade de Coaches dos Países de Língua Portuguesa Autor dos livros: Millennials: o mundo é melhor (Qualitymark Editora), Precisa-se (de) Ser Humano - Valores Humanos: Educação & Gestão; As bem-aventuranças do líder: a jornada do herói; A Perfeita Alegria - Francisco de Assis para Líderes e Gestores (Ed. Vozes) e Autoliderança - uma jornada espiritual (Ed. Senac Rio) e coautor de Puer & Senex - Dinâmicas Relacionais (Ed. Vozes)

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você