A Agilidade operacional é fundamental para preservar a competitividade de sua empresa e ponto importante no modelo de negócio.
Toda empresa tem seu “jeito” de funcionar. Em administração chamamos este “jeito” de modelo de negócio. É no modelo de negócio, que a empresa determina o produto ou serviço que irá produzir ou fornecer, o método de produção, o seu público alvo, suas fontes de receitas e outros itens que fazem parte do seu negócio. O grande desafio no modelo de negócio é manter-se competitivo com todas as mudanças que possam acontecer no caminho.
E falando em mudanças, acredito que “ninguém” incluiu no seu planejamento uma crise econômica como a que estamos enfrentando atualmente.
A pandemia do Covid-19 colocou todos os líderes num grande desafio: readequar seu modelo de negócio com uma agilidade de curtíssimo prazo. E quando falo de prazo, estou me referindo em mudanças significativas numa empresa no período de 2 semanas aproximadamente.
Além das alterações nos seus processos, a empresa precisa ter criatividade nas soluções, agilidade nas mudanças, rapidez para implantar as medidas necessárias e ainda capacitar todo time envolvido. E isso tudo tem que acontecer no menor prazo possível para dar tempo de “manter” ou “salvar” a empresa e seus colaboradores.
Chamamos de AGILIDADE OPERACIONAL, quando uma empresa tem que se readequar rapidamente sua ESTRATÉGIA, ESTRUTURA, PROCESSOS, RECURSOS HUMANOS E TECNOLOGIAS, sem perder seus valores e mantendo o foco na sua missão, sua visão, criação e produção.
Conheça algumas práticas descritas no post Agilidade Organizacional, onde as lideranças das empresas possam gerenciar da melhor maneira possível as mudanças de forma rápida às necessidades do mercado e ainda adaptar os processos organizacionais à velocidade do progresso da tecnologia.
Outros pontos importantes podem ajudar o líder a reforçar a agilidade da sua empresa
- Entenda o tamanho da mudança imposta pela adoção de um novo ritmo
- Seja claro ao definir a visão do novo modelo organizacional da empresa
- Planeje! Saiba exatamente onde e como começar a mudança
O papel do líder é fundamental neste processo. Ele precisa ter CUIDADOS em algumas questões, que podem afetar financeiramente a empresa e reduzir a agilidade da mesma. Vejamos algumas dessas questões que podem prejudicar o desempenho da empresa:
- Escolher uma tecnologia muito complexa e com um custo muito maior do que é necessário
- Esquecer que todos os colaboradores precisam ser treinados para o novo processo
- Não comunicar de forma clara e direta aos clientes, o novo formato de atendimento e formas de entregar seus produtos ou serviços
- - Não monitorar o time para ajustar desvios no novo processo. (Lembrando que mudanças culturais são mais lentas para ocorrer)
- Não readequar todos os processos da empresa para que tudo funcione de forma sistêmica
- Não reavaliar outros processos e possíveis reduções de trabalho. Exemplo: horas gastas em processos que talvez percam a finalidade com o novo modelo
A empresa que muda seu modelo de negócio com todos os cuidados com sua imagem e marca, evidencia que esta construção são decorrência de alicerces sólidos. Estes alicerces são constituídos pelos valores e crenças da empresa, equilíbrio financeiro, gestão eficiente das operações, estratégias e pessoas treinadas e envolvidas com o negócio.
DICA DE OURO
O líder precisa reconhecer que a necessidade de mudança é vital para a sobrevivência do negócio, mas ter a capacidade de mudar no momento certo e alcançar os resultados pretendidos é ainda mais valioso!
Sandra Trujillo Costa
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Administradora. Formação em Gestão de Negócios-FGV e Empreendedorismo-Universidade Positivo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.