[ editar artigo]

O que o descanso pode ensinar sobre produtividade?

O que o descanso pode ensinar sobre produtividade?

Os prejuízos causados pela PANDEMIA da COVID-19 têm exigido esforços de empresas e empreendedores, que buscam recuperar o tempo perdido num ritmo frenético de trabalho.

Contudo, atividades ininterruptas nem sempre são sinônimo de sucesso e, por este motivo, é preciso ressignificar algumas crenças para que se promova o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores.

Inatividade não deve ser encarada como sinônimo de improdutividade.

Estar ocupado, o tempo todo, pode acarretar em perdas à saúde física e emocional, criando um círculo de agitação mental que reduz a disposição laboral e a capacidade de tomada de decisão.

Algumas pausas são essenciais para que se possa reavaliar o estilo de vida e estratégias de ação, em busca da realização de metas pessoais e profissionais.

Esses pequenos espaços para reflexão podem melhorar o humor, as relações interpessoais e o desempenho no retorno das atividades funcionais. Ainda, ter qualidade de tempo é fundamental para trazer conexão consigo mesmo, preenchendo-o com atividades que ocasionem relaxamento, cultura e diversão.

Aprender algo novo como cozinhar, tocar um instrumento ou  um idioma tende a elevar o nível de concentração, melhorar a autoconfiança e produzir a sensação de realização e felicidade. Adotar o prazer da leitura, além de adquirir novos conhecimentos, desenvolve as habilidades de linguagem e comunicação, aumentando a memória, a imaginação e a criatividade. Também, pequenas caminhadas podem transformar o dia e elevando a autopercepção, através da observação da respiração, dos sentidos e das sensações geradas no contato com a natureza.

Neste processo, é importante resistir às mídias sociais e aplicativos relacionados às questões de trabalho, abandonado a crença de que tudo é urgente e importante e outras pessoas não estão capacitadas para resolução de problemas.

Muitas vezes, o grande volume de tarefas assumidas pode gerar a falsa ideia de que se é importante, indispensável e insubstituível.

Permitir um tempo de descanso é fundamental para recarregar as energias, melhorar o desempenho e a produtividade em todas as áreas da vida. Em tempos de exigência por alta performance, ter autocuidado pode ser um diferencial competitivo.

 

Gisele Victor Batista

Polo de Liderança Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você