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Os desafios da Liderança Pública

Os desafios da Liderança Pública

Tornar-se um líder exige que você compreenda o papel de liderança e responsabilidade de ser um profissional eficaz e a forma como cada profissional lidera sua equipe, tem impacto direto na geração de resultados e desempenho dos seus membros, seja pela motivação, inovação ou produtividade.

Ser líder na gestão pública parece uma tarefa mais difícil ainda, tendo em vista que o indivíduo lidera um público diversificado, tendo em vista que as pessoas de toda a comunidade estão te avaliando, sendo um desafio e aprendizado constantes.

Nossas vidas estão marcadas por constantes transformações e inovações e o mercado, no universo organizacional, está cada vez mais competitivo e apostando cada vez mais em pessoas capazes de influenciar e transformar os negócios de forma eficaz com resultados positivos.

Com a gestão pública não é diferente. Ela vem sofrendo mudanças, principalmente no comprometimento com o bom atendimento por parte dos servidores públicos para com a população e todo esse movimento contribui na geração de novas ideias de pensamento, que podem ser atribuídas dentro do contexto de gestão pública.

Fica cada vez mais claro, como em qualquer empresa, que o caminho a ser seguido é a qualificação dos profissionais dirigentes, preparando-os para administrar as instituições com comprometimento,  exercendo as habilidades da liderança por meio da facilidade de comunicação.

Os líderes públicos possuem uma missão de quebra de paradigmas. Muitos pensam que, só por ser uma instituição pública, não é necessário inovar, propor melhorias e desempenhar seu papel de qualidade para a população e, por este motivo, as instituições públicas devem ser lideradas por aqueles que, além do dever, querem ter o compromisso de manter a instituição cada vez melhor. Atender toda a demanda administrativa requer desenvolver um trabalho em equipe, com parcerias, sempre focando no grupo e estando sempre preparado para receber o cidadão-cliente.

Para obter sucesso como líder e não correr o risco de prejudicar a instituição pública pela má gestão, deve-se ser:

  • Um bom comunicador
  • Saber ouvir opiniões e levá-las em consideração
  • Motivar o desempenho eficaz dos seus liderados
  • Dar o exemplo e sempre ter respeito dos seus funcionários
  • Incentivar a inovação
  • Acompanhar as necessidades da instituição

A liderança envolve então, uma combinação de fatores, seja sua posição na organização, as situações específicas que deverá enfrentar, as características dos indivíduos envolvidos nos processos e a natureza dos relacionamentos com os subordinados. Todos esses aspectos afetam o comportamento da liderança e qual será o seu impacto. Dessa forma, um bom gestor é uma peça essencial para melhorar as políticas públicas, pois ele tem o poder de decisão e também de delegar funções as pessoas certas.

A forma de liderar equipes sofreu muitas mudanças, e compete ao verdadeiro líder motivar e influenciar positivamente seus subordinados, para atingir os melhores resultados. Pode-se perceber que o líder deve se esforçar para ser um bom gestor, comprometido com suas responsabilidades e com seu papel na organização, uma vez que muitos podem se espelhar em suas atitudes e postura devido ao cargo ocupado. Guie seus subordinados pelo exemplo.

O reflexo da sua postura como líder e de seus subordinados refletirá no público, o cidadão-cliente, pois este sempre espera do dirigente público uma superação, para atender uma demanda e a necessidade de um bom atendimento e melhoria das instituições públicas.

Sabemos que liderar é um exercício desafiador, mas com o autoconhecimento e o olhar atento para as pessoas que estão no time são essenciais para ultrapassar cada obstáculo na comunicação, convivência, incentivos e ajustes necessários.

 

Sandra Trujillo Costa

Consultora do Sebrae e Head da Comunidade 

Polo de Liderança Sebrae
Sandra Trujillo Costa
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Administradora. Formação em Gestão de Negócios-FGV e Empreendedorismo-Universidade Positivo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.

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