[ editar artigo]

Prefeito Roberto Kuerten Marcelino - Gestão Pública e Empreendedorismo

Prefeito Roberto Kuerten Marcelino - Gestão Pública e Empreendedorismo

O exercício da liderança no país, tanto no setor privado como no setor público, é um tema de extrema relevância, tendo em vista ser fator fundamental para que se atinja bons resultados nas organizações ou na comunidade como um todo.

Em uma comunidade, a liderança mostra-se indispensável na condução das reivindicações, nos debates da comunidade e no amparo aos indivíduos que fazem parte do grupo a exercerem sua cidadania de forma ativa e efetiva.

O indispensável é não dissociar a liderança da motivação, conceituada como "o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta"

Nesse contexto, Roberto Kuerten Marcelino, mais conhecido como Beto Kuerten, é prefeito de Braço do Norte - Santa Catarina. O mais jovem da região. Ele tem 34 anos. Foi candidato 4 vezes, sendo 3 como candidato a vereador. Foi eleito para ocupar uma cadeira na Câmara uma vez e depois foi convidado a ser secretário de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte. O secretário mais novo do antigo governo.

No primeiro ano de governo como prefeito municipal já realizou mudanças significativas, desde a forma de administrar a prefeitura até o trânsito. Também tem uma equipe bastante jovem, com idade média inferior à do próprio prefeito. Para atrair cada vez mais esta faixa etária de volta à política, ele acredita que o representante público precisa realmente representar o sentimento da população.

Para o Prefeito: “o que a gente realiza, a população tem que saber. Se eu fui escolhido para ser prefeito, foi pelo trabalho realizado. Se a gente realiza e a população não sabe, o trabalho fica incompleto. Na SDR eu já fazia isso. As redes sociais nos ajudam a fazer a prestação de contas e o principal disso tudo é a população saber o que está acontecendo”.

Hoje, 43% da economia de Braço do Norte vem do agronegócio. Baseado neste índice, a gestão pública também foi inovada. Dos 180 estabelecimentos de inspeção estadual do Estado, Braço do Norte tem 27. Com um frigorífico para comercializar para fora do Estado, tem que ter um médico veterinário efetivo do município para fazer a inspeção. E o município disponibiliza isso.

Além de ampliar o mercado para o qual pode vender, também traz mais emprego para o município. Braço do Norte é a cidade que mais emprega da Amurel. Foi triplicado este índice referente a 2016. O Prefeito afirma que que é uma soma de esforços do Poder Público e da iniciativa privada. Foi inaugurada na cidade a Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Ali está gerando novas oportunidades de emprego. Várias empresas abriram no Uni Shopping.

Da agricultura é 43%, mas a veia empreendedora é muito forte. A prova disso é o próprio ICMS de Braço do Norte. É o quarto mês que foi registrado incremento.

É um município empreendedor.

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você