[ editar artigo]

Ranieri Leitão - Liderança servidora: Inspirando e conectando pessoas

Ranieri Leitão - Liderança servidora: Inspirando e conectando pessoas

O exercício da liderança para uns é nato, já para outros é construído, trilhado e desempenhado ao longo de uma trajetória de sucesso. Sou adepto a segunda opção, por entender que liderar traz no cidadão o espírito de aprender, de conhecer o outro, de se relacionar, de se comunicar, de gerar confiança, de envolver e engajar as pessoas. Neste contexto gosto da denominação “liderança servidora”, visto que neste tipo de liderança, o líder tem todos estes atributos e consegue construir um plano de sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Para retratar essa liderança servidora no Estado do Ceará, tive a honra de conhecer e conviver com o Sr. Ranieri Leitão, que sempre nos traz inspiração, entusiasmo, dedicação, motivação e prática da liderança.

O ilustre, Ranieri Palmeira Leitão nasceu em Patos, no estado da Paraíba, no dia 12 de janeiro de 1956. Na década de 70 veio com a família para Fortaleza. Foi aqui que iniciou o trabalho no setor automotivo ao lado do pai e dos irmãos na empresa Auto Peças Leitão Ltda, em 1973, onde adquiriu credibilidade e notoriedade do setor automotivo por sua habilidade em tratar com as pessoas e pelo seu espírito de liderança.

Em 1999, foi eleito presidente do Sincopeças-CE e em 2001 assumiu, também, a presidência da Assopeças-CE. Em 2017, a Assomotos se uniu ao Sistema e hoje as três entidades formam o Sistema: Sincopeças, Assopeças e Assomotos. A construção desse processo se faz concretizar pelo seu espírito associativo de integrar para fortalecer, sendo mais uma de suas valorosas habilidades. Com a consolidação da integração dessas entidades de classe, Ranieri permanece à frente do grupo, desenvolvendo um trabalho de grande relevância para o setor. Além de tais atividades, também é o 3º vice-presidente da Fecomércio-CE.

Em nível nacional seu reconhecimento veio em 2016, quando foi eleito presidente do Sincopeças Brasil, cargo que ocupa até hoje. Atualmente coordena a Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE), vinculada à Confederação Nacional do Comércio.

No contexto de parcerias estratégicas, Ranieri estabeleceu aproximação com o Sebrae em 2006, com o programa ‘Sebrae nos bairros”, onde iniciou um processo de criação e dinamização de redes de pequenos negócios do segmento automotivo. Na oportunidade o processo consistia em identificar, crescer e desenvolver novas lideranças nos grupos estabelecidos, onde aquele líder que surgia no grupo era monitorado e incentivado com reuniões semanais pelo próprio Ranieri e gestores do Sebrae. Naquela ocasião surgiram 10 redes empresariais. Outro grande projeto de destaque foi a criação da Universidade de Gestão Corporativa, que transformou chefes em verdadeiros líderes, envolvendo tanto empresários como executivos do segmento automotivo. Foram formados 214 líderes neste projeto. Por fim, com a ideia de abranger todo o território cearense foram idealizadas e implementadas diversas Feiras Regionais, tais como: Autop – Fortaleza/CE, Cariri Peças – Juazeiro do Norte/CE, Norte Peças – Sobral/CE e Serra Fest Caminhões Pesados – Tianguá/CE, dentre outras.

Dentre as competências e habilidades, é possível citar o seu papel de “Líder Servidor”, valorizando ideias e contribuições recebidas, estabelecendo uma cultura de confiança e respeito, promovendo outros líderes e oferecendo oportunidades para o crescimento e desenvolvimento pelo seu exemplo. Tem também em si o valor da gratidão e da corrente do bem. Planta o bem por onde passa. Importa-se em ajudar os outros e sua frase principal é “Vamos fazer”, utilizando sempre seu grande poder de persuasão e sua implacável humildade.

Um homem de feitos tão grandes quanto o seu coração. É uma honra tê-lo conosco, um exemplo a ser seguido. Um líder servidor.

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você