[ editar artigo]

Você tem dado ouvidos aos seus sabotadores ou ao seu sábio interior?

Você tem dado ouvidos aos seus sabotadores ou ao seu sábio interior?

 

Sabotadores

Os sabotadores são os nossos inimigos internos.

Cada um de nós desenvolve sabotadores desde a infância para conseguir sobreviver às ameaças que percebemos na vida, tanto físicas quanto emocionais. Quando chegamos à idade adulta, esses sabotadores não são mais necessários, mas se tornam habitantes invisíveis da nossa mente. Em geral nem sabemos que existe.

Sábio interior

Se seus sabotadores representam seus inimigos interiores, seu sábio representa a parte mais profunda e inteligente de você. Ele é a parte que pode se elevar acima da confusão e não permitir se deixar levar pelo drama e pela tensão do momento.

Como enfraquecer seus sabotadores?

Enfraquecer seus sabotadores envolve identificar que padrões de pensamento  e emoção vêm de seus sabotadores e ver claramente que eles não são bons para você.

Para enfraquecer seus sabotadores, tudo o que você precisa fazer é observar seus pensamentos e sentimentos. Por exemplo: Você pode dizer para si  mesmo: “Ah, o crítico voltou para dizer que vou fracassar” ou “aí está o controlador se sentindo ansioso de novo”.

Como fortalecer seu sábio?

Pela perspectiva do sábio, não existem circunstâncias nem resultados ruins. Cada resultado apenas aponta para o primeiro passo em direção ao próximo resultado positivo. O sábio leva você um passo positivo de cada vez.

Se você decide ativamente transformar o copo quebrado em dádiva, pode examinar detalhadamente  como e por que ele escorregou da sua mão para que se previna e não deixe cair no futuro  um copo mais caro.

Decidir deixar uma situação negativa para trás em vez de transformá-la em dádiva já é uma dádiva em si. Você está fortalecendo o músculo sábio que permite que você libere arrependimento, culpa e vergonha. Isso, por sua vez, enfraquece o seu crítico e fortalece o seu sábio, para desafios que você vai encarar no caminho.

Não podemos controlar e nem escolher muito do que acontece no trabalho e na vida. Mas podemos determinar o impacto que esses eventos têm em nós, ao escolher como reagir. Deixe que seu sábio faça a escolha. 

A vida vai sempre jogar desafios pesados nas suas costas. Por isso precisamos desenvolver nossa musculatura emocional, isto é, nossa inteligência emocional.

Polo de Liderança Sebrae
Ana Paula Frizzo
Ana Paula Frizzo Seguir

Minha missão de vida é desenvolver pessoas, de forma a fomentar uma postura empreendedora na gestão da própria carreira.

Ler conteúdo completo
Indicados para você