[ editar artigo]

Tipos de Liderança: virtudes e deficiências

Tipos de Liderança: virtudes e deficiências

Você já ouviu aquela pergunta clichê que é muito corriqueira: Liderança é dom ou habilidade que desenvolve? É tão comum a reprodução deste questionamento no mundo corporativo, e no qual se estende para todas as camadas sociais. O que você responderia? O que entendemos como dom? Qual é o conceito de habilidade?

O que é um dom? Benefício, benesse, bem, existem várias nomenclaturas que poderíamos utilizar. Conceitualmente, é uma dádiva concedida pela natureza, na qual proporciona uma pessoa a ter o domínio para fazer algo de forma inata.

O que é uma habilidade? Quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita. São aptidões, que somadas a inteligência, disciplina e agilidade, tornam uma pessoa boa em determinada tarefa.

Tanto o dom como a habilidade definem claramente o que é ser um líder, os desafios impostos dentro de uma realidade, o perfil que cada um incorpora no decorrer da jornada, a capacidade de tomar decisões, as dúvidas ou incertezas, enfim. Partindo desta explanação, é sabido que dentro das empresas existem variados tipos de Líderes, e todos eles tem virtudes e deficiências, que se não forem diagnosticadas e especialmente tratadas, podem levar relacionamentos e organizações a beira do caos. Vamos compreender mais?

1º - Liderança Autocrática: Todas as decisões são centralizadas em uma só voz. Esse estilo é considerado o mais tradicional e é comumente encontrado em empresas com perfil mais conservador, muito comum em Empresas Familiares. É marcado pela ausência de espaço para a contribuição dos colaboradores e, por isso, costuma ter resultados negativos. Isso se explica pela retirada de autonomia dos subordinados em suas funções, fator que pode influenciar na desestabilização harmônica do ambiente. Além disso, o desempenho das tarefas também pode ser diretamente afetado, já que os funcionários trabalharão sob enorme pressão e só intensificarão suas atividades na presença do “chefe”. A verdade é que, em ambientes de liderança autocrática, as atividades são realizadas por mero cumprimento de tarefa.

Quais são as virtudes que se destacam neste tipo de Liderança?

 - Desburocratização na tomada de decisão;

 - Ambiente voltado diretamente para cumprimento das tarefas, tem uma eventual tendência de haver produtividade;

 - Centralização do poder e acesso a todas as informações de forma instantânea;

2° - Liderança Liberal: O estilo de liderança liberal tende a ser o mínimo interventivo possível. Ele está, atualmente, entre os tipos de liderança mais populares por suas características inovadoras que dialogam abertamente com as mudanças de mercado. A essência desse estilo de liderança está na autonomia total do colaborador diante da organização. O líder liberal opta por não interferir no processo de tomada de decisão, delegando a decisão para os membros da equipe.

Parece uma Liderança desprovida de defeitos, não é mesmo? Mas não é bem assim. A “ausência” de um posicionamento mais firme por parte do líder pode causar um desequilíbrio organizacional no ambiente empresarial, que acaba por deixar os funcionários desorientados sobre as direções do negócio. O excesso de autonomia fornecido por esse tipo de liderança pode fazer com que os membros se esqueçam dos limites necessários para um bom andamento da rotina de trabalho.

Quais são as virtudes que se destacam neste tipo de Liderança?

 - Intraempreendedorismo ativo;

 - Foco no resultado final;

 - Liberdade para inovar;

3° - Liderança Democrática: Em uma liderança democrática, os funcionários são constantemente incentivados a participar das tomadas de decisão. Essa característica é muito importante na manutenção da motivação dos colaboradores, já que permite ao profissional envolvido exercer a sua presença no ambiente organizacional. Diferente dos outros estilos de liderança , há nesse caso um equilíbrio. O Colaborador não se sentirá pressionado e estará ciente da importância de sua voz, ao passo que também não se sentirá “solto no mundo”, uma vez que, aqui, o líder exerce mais presença. A abertura do time em tratativa com o líder é super aberta, e o mesmo se coloca participativo. A maior deficiência que pode acontecer neste modelo de liderança, é o excesso de preocupação com a opinião das outras pessoas e a falta de pulso firme para decidir.

Quais são as virtudes que se destacam neste tipo de Liderança?

 - Voz as pessoas;

 - Brainstorming diário;

 - Maior capacidade de se reinventar no mercado de forma inteligente;

O Líder sempre vai apresentar fatores positivos e negativos, será testado, e nos momentos de pressão que verdadeiramente se conhecerá o seu tamanho. John Maxwell, autoridade global em Liderança já dizia: “Você pode medir um Líder pelo tamanho dos desafios que ele assume. Ele sempre procura algo do próprio tamanho.”

Polo de Liderança Sebrae
Esdras Magno Ribeiro
Esdras Magno Ribeiro Seguir

Administrador de Empresas, credenciado no CRA - PR, especialista em Liderança e Coaching. Consultor Empresarial, Treinador Corporativo e responsável por mentorear diretamente mais de 90 empresas no Litoral Paranaense nos últimos 4 anos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você