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Trabalhador no futuro: quais as habilidades dos líderes e dos liderados?

Trabalhador no futuro: quais as habilidades dos líderes e dos liderados?

As tecnologias digitais e a Inteligência Artificial estão transformando o mundo do trabalho e os líderes deverão aprender novas habilidades para se adaptar continuamente à medida que novas ocupações surgem.

Uma pesquisa do McKinsey Global Institute analisou o tipo de empregos que serão perdidos, bem como aqueles que serão criados, à medida que a automação, Inteligência Artificial e robótica se consolidam no mercado e nas relações de trabalho. Esta realidade foi acelerada pela Pandemia da COVID-19, cujas mudanças precisam ser antecipadas para criarmos cenários de inclusão aos trabalhadores do “amanhã”.

Primeiramente, os líderes deverão estar cientes de que demanda por empregos que necessitam de habilidades manuais e físicas, assim como as cognitivas básicas sofrerá uma acentuada diminuição, ao passo que o mercado demandará por habilidades tecnológicas, sociais e emocionais e cognitivas superiores.

Ainda, num mercado de trabalho mais automatizado, digital e dinâmico, para que todos possam se beneficiar com um conjunto de competências fundamentais, que os ajudem a cumprir suas tarefas laborais, independentemente do setor em que trabalhem, é preciso atentar para as seguintes estratégias:

  1. Agregar valor além do que pode ser feito por sistemas automatizados e máquinas inteligentes;
  2. Operar em um ambiente digital;
  3. Adaptar-se continuamente a novas formas de trabalho e novas ocupações.

A referida pesquisa, que entrevistou 18.000 pessoas em 15 países, e levou em consideração quatro categorias de habilidades - cognitivas, digital, interpessoal e auto liderança. Os resultados são apresentados no quadro abaixo:


Essas descobertas buscam definir as habilidades específicas que serão exigidas no mercado de trabalho futuro, além de sugerir como pode influenciar nos resultados de desempenho e de satisfação nos empregos, e melhorar as chances de se alcançar rendas mais altas. Para isso, é preciso que sejam reformados os sistemas tradicionais de educação formal, criar sistemas de treinamentos voltados à formação destes novos profissionais, e manter um sistema de aprendizado e educação para toda a vida.

Fonte: Dondi, Marco; Klier, Julia; Panier, Frédéric; Schubert, Jörg. Definição das habilidades de que os cidadãos precisarão no futuro mundo do trabalho. https://www.mckinsey.com. Acesso em Agosto de 2021.

Polo de Liderança Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

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