[ editar artigo]

Uma menina liderando um grande movimento!

Uma menina liderando um grande movimento!

 

Você já percebeu que os jovens da geração Y estão se destacando na liderança?

Jovens da geração Y já compõem a maior parte da população e representam 50% da força de trabalho. As estimativas segundo pesquisa realizada pelo Itaú BBA, dão conta de que, até 2030, a geração Y deve ocupar 70% dos postos de trabalho. Essa geração é considerada mais bem formada e diversa do que as anteriores, costumam ser cheios de energia, adepto às novidades tecnológicas e socialmente conscientes.

 Num mercado turbulento e competitivo, esses  jovens  com características tão marcantes e  sempre dispostos a inovar e trazer soluções, facilmente se destacam como líderes.

Em Cerro Azul, a história não foi diferente. Filha de agricultores, e conhecendo todas as dificuldades que sua família enfrentava e potencializada pela escassez de emprego no interior, fez a jovem Débora Nascimento enfrentar o desafio de assumir a presidência de uma Cooperativa no Vale do Ribeira, com 22 anos de idade.

Buscar melhores condições de comercialização aos pequenos produtores rurais e manter o jovem em sua terra foram alguns dos resultados que ela conquistou a frente da cooperativa Copavale

Débora nos conta que apesar das dificuldades iniciais, características essenciais num líder como a RESILIÊNCIA e a PERSISTÊNCIA são fundamentais para ela ter um resultado positivo.

recado final da Débora para todos é “Líderes são capazes de transformar e são muito importantes para que movimentos como o Cooperativismo e Agricultura Familiar fortaleçam a qualidade de vida no campo, propiciem que os jovens permaneçam nas suas propriedades e com suas famílias”.

 

Sandra Trujillo Costa

scosta@pr.sebrae.com.br

www.linkedin.com/in/sandratrujilo

 

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também. S

Polo de Liderança Sebrae
Sandra Trujillo Costa
Sandra Trujillo Costa Seguir

Administradora. Formação em Gestão de Negócios-FGV e Empreendedorismo-Universidade Positivo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você