[ editar artigo]

WhatsApp: Áudio ou Texto?

WhatsApp: Áudio ou Texto?

Certamente você usa da comunicação via WhatsApp no seu dia a dia. E se alguém perguntar quando foi que essa ferramenta entrou na sua vida, certamente você já perdeu a dimensão temporal de que isso um dia não existia, tamanha a nossa dependência desta estratégia de comunicação. 

Esta ferramenta já expandiu tanto, que há questões a serem consideradas no momento de uso. Pequenas convenções sociais que acabam se tornando uma regra, são importantes na hora escolher o meio mais adequado de comunicação. 

  1. Enviar áudio ou texto? ⚠️ Você certamente já teve essa dúvida, segue algumas considerações importantes para enviar ou receber mensagens:
    Certifique-se de que a pessoa que receberá a mensagem estará em um ambiente adequado para ouvi-la.

  2. Se você ou a pessoa que receber a mensagem estiver em um ambiente público ou barulhento 📯, opte por mensagem em texto. Portanto, sempre pergunte antes de enviar o áudio se a pessoa pode ouvir naquele momento.

  3. Evite enviar áudios com mais de 1 minuto ⏱️. Tente ser objetivo e grave até três áudios e aguarde a pessoa comentar. 

  4. Ao receber mensagem em áudio no meio de uma reunião ou almoço, por exemplo, responda em texto 📜 que você está em um local inadequado para ouvi-la, e se for algo urgente, também peça para receber a mensagem em texto.

  5. Para assuntos complexos e delicados, pergunte se a pessoa está disponível, e se a resposta for afirmativa, uma ligação 📞 é mais adequada. 

  6. Escreva de forma correta 🖊️, o domínio da escrita demonstra cuidado e respeito com quem recebe a mensagem.  

  7. Atente-se para a pontuação 📖. A ausência de pontuação pode mudar completamente o sentido de uma frase.

O alerta de uso sobre esta ferramenta é valioso, o Whatsapp pode interferir na produtividade de suas atividades. Observe-se e analise se ao receber suas mensagens você tem aquela ansiedade em olhar e responder. 

Para que isso seja minimizado, não use alertas de som e procure fazer pausas a cada 30 ou 40 minutos para verificar as mensagens, caso essa seja uma ferramenta de trabalho. Neste caso, a dica é colocar uma mensagem no status: Respondo assim que possível.

Um ponto de discussão e análise: tiro o alerta de visualização ou deixo presente? ✅✅

Trata-se daqueles dois risquinhos azuis que ficam ao lado da mensagem quando visualizamos. Essa estratégia pode ter dupla consideração. O caráter fala por nós a todo momento. E quando não queremos deixar claro que lemos ou não uma mensagem o que será que pode ser interpretado? Uma boa estratégia para saber se a pessoa está lendo ou não é mandar um áudio, pois desta forma, os risquinhos aparecem mesmo estando desativados. Outra, questão, deixo ativado, leio mas, não respondo, que sentimento isso gera? 

Vale ressaltar as 7 dicas deste artigo e tomar a sua decisão estando consciente de que as pessoas nos julgam pela forma como nos comunicamos, por isso, é tão importante darmos atenção às pessoas, seja no meio virtual ou presencial.

 

Polo de Liderança Sebrae
Nadia Cristina Benitez
Nadia Cristina Benitez Seguir

Nadia Cristina Benitez Psicopedagoga Institucional Life Coach; Pós graduada em Neuropedagogia na Educação; Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Fundadora e desenvolvedora do Método Ginástica do Cérebro;

Ler conteúdo completo
Indicados para você