[ editar artigo]

Virei líder, e agora?

Virei líder, e agora?

Um dos motivos que levam as equipes a terem líderes ruins é deixar o desenvolvimento da liderança para depois que a pessoa assume o cargo, o que, em geral, é tarde demais. A liderança precisa ser estimulada desde cedo: em casa, na escola e nos programas de estágio.

Apesar dos benefícios, a liderança é repleta de desafios e, até mesmo, inseguranças. Afinal, como assumir uma postura de líder e gerenciar pessoas que antes eram os seus colegas de trabalho?

Quando você pensa em um líder, que tipo de pessoa imagina? O que significa ser um líder para você e quais são as características que você deve desenvolver para desempenhar esse papel? O líder deve fazer parte da equipe, fornecendo insumos, conhecimento, propósito e orientação para que os membros sejam capazes de gerar os melhores resultados. As principais atividades que um gestor precisa realizar são:

- Delegar tarefas⠀

- Acompanhar desempenho e resultados

- Garantir a comunicação e mediar conflitos

- Trabalhar a motivação e engajamento

O líder precisa mostrar aos colaboradores qual a importância de cada um dentro da empresa, evidenciando o papel que ele precisa realizar para que o negócio tenha sucesso como um todo. Você deve inspirar propósito, mostrar que o trabalho impacta todo o meio e precisa reconhecer os bons resultados e comemorar cada conquista com seu time.

Sou líder, e agora?

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você