[ editar artigo]

Anna Lorena Nóbrega: de Jovem Empreendedora a Liderança inspiradora no Cariri Paraibano

Anna Lorena Nóbrega: de Jovem Empreendedora a Liderança inspiradora no Cariri Paraibano

Nascida no interior da Paraíba, na cidade de Monteiro, Anna Lorena Leite Nóbrega Iago percorreu desde cedo um caminho de inspiração pra todos ao seu redor. Aos 33 anos, conta a história que lhe deu forças e perseverança para superar desafios e ter uma visão ousada sobre o futuro, levando-a à liderança política na sua cidade natal em seu segundo mandato como prefeita e tantas outras conquistas já realizadas!

Anna Lorena é Bacharel em Direito, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, atualmente, doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino.

Além de considerar a educação como lugar de transformação, desenvolveu desde cedo habilidades empreendedoras que direcionaram as suas ações durante a vida estudantil; desde bijuterias, lingeries e demais acessórios femininos, Anna Lorena não parou.

Por enxergar sempre além do seus limites, sonhava em promover transformação em sociedade, representar o feminino com perspicácia. E assim o faz desde os 22 anos conquistando seu espaço na política, espaço este tão pouco ocupado pelo sexo feminino, já que na liderança política feminina: somente 01 em cada 10 candidaturas ao cargo de prefeito é de uma mulher.

A desigualdade de gênero na política ainda é uma realidade gritante, embora o cenário de candidaturas femininas venha crescendo a cada eleição. Para garantir a plena participação feminina na liderança e na vida política, um dos objetivos da ONU Mulheres é promover a inclusão do gênero feminino na tomada de decisões e na contribuição para com a vida pública, garantindo assim que a voz feminina não mais seja silenciada, conforme aconteceu por tanto tempo.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres representam 12% entre os prefeitos eleitos em 2020. Dentre estas, Anna Lorena se destaca por, desde cedo, buscar conquistar o seu espaço no meio político. 

Filha do ex-prefeito de Monteiro, Francisco de Assis Neves Nóbrega e neta de José Leite de Sousa, também ex-prefeito de Monteiro e ex-deputado estadual, Anna Lorena seguiu fortemente os caminhos de origem.

Aos 22 anos assumiu a Secretaria de Assistência Social de Monteiro. Aos 24 anos lançou candidatura para vereadora e foi eleita. Após isso, foi secretária de saúde por 03 anos e 03 meses, onde retornou a Câmara Municipal e, em seguida, candidatou-se ao cargo de prefeita em 2016, aos 28 anos.

Cumprindo agora o seu segundo mandato como prefeita, conforme já mencionado, afirma reconhecer a importância de sido bastante atuante em todas as áreas por onde passou, buscando sempre participar de todos os movimentos, estudos e capacitações. Embora apaixonada pela política, destaca que não desistiu do empreendedorismo comercial e, ao invés disso, uniu-o ao Empreendedorismo Social, protagonizando a criação da  Rede de Mulheres do Cariri Paraibano.

À frente de uma gestão com 80% de aprovação e com atuação nas diversas áreas da gestão, a jovem prefeita tem um marco diferenciado em obras de infraestrutura e, principalmente, no desenvolvimento social. Quanto a este último, recentemente Anna Lorena lançou um programa a nível regional para ser desenvolvido com as mulheres do Cariri.

O principal objetivo da Rede de Mulheres Conectadas e Influenciadoras é conectar mulheres e promover o desenvolvimento destas em sociedade, trabalhando a partir de quatro eixos, a saber:

  • Empreendedorismo Feminino - Como forma de inclusão social e de fortalecimento para vencer os desafios da transformação digital;
  • Saúde da Mulher - Cuidados com o Corpo e a Mente, promovendo assim mais qualidade de vida;
  • Direito da Mulher - Direito à liberdade e a segurança pessoal para garantir que nenhuma mulher sofrerá danos morais, físicos ou psicológicos, além da defesa dos direitos femininos como um todo;
  • Educação Profissional  - Formação e inserção ao mundo do trabalho para aumentar a empregabilidade feminina e o desenvolvimento de competências exigidas na atividade laboral.

Desafios e o desenvolvimento de atributos de liderança

Diante de toda a caminhada, Anna Lorena relata os inúmeros percalços enfrentados, bem como o desenvolvimento de competências essenciais para a liderança:

  • A persistência – Conquistar o espaço na política é uma tarefa que exige audácia e, acima de tudo, persistência.  Na política, o gênero feminino ainda sofre muito preconceito, tornando indispensável a coragem de se reinventar a cada desafio;
  • A maturidade -  Por ter iniciado sua carreira política tão jovem, muitos não duvidaram da capacidade de liderança da Prefeita Anna Lorena. Contudo, ela se nutriu a força do feminino: a garra e a determinação tem inspiração em sua mãe, a genitora que sempre a encorajou a nunca desistir dos seus sonhos.
  • O aprendizado constante - Sem dúvidas, o exemplo de Anna Lorena demonstra o quão importante é reconhecer que não sabemos de tudo e que precisamos nos capacitar e evoluir cada vez mais. Diante das dificuldades enfrentadas, não só se inspirou noutras mulheres como também deseja ser uma inspiração para aqueles que acompanham a sua jornada.

Por fim, apesar da história de protagonismo da prefeita Anna Lorena, salientamos de que ainda há um longo caminho a ser trilhado pela igualdade de gênero, principalmente no cenário político paraibano em que a maior liderança é do sexo masculino. Na capital, João Pessoa, a Câmara Municipal conta com apenas 3,70% de mulheres eleitas, demonstrando assim a necessidade de estimular cada vez mais o crescimento profissional e pessoal das mulheres, a fim de que possam lograr êxito nos diversos âmbitos da sociedade em que se propuserem à contribuição e ao comprometimento com o trabalho.

Liderança Feminina

Polo de Liderança Sebrae
Madalena Arruda
Madalena Arruda Seguir

Analista Sebrae-PB, atualmente na gestão da gerência regional do Cariri Paraibano. Educadora/ Especialização em Pedagogia Empresarial e Empreendedorismo e Inovação pela UFCG.

Ler conteúdo completo
Indicados para você