Nascida no interior da Paraíba, na cidade de Monteiro, Anna Lorena Leite Nóbrega Iago percorreu desde cedo um caminho de inspiração pra todos ao seu redor. Aos 33 anos, conta a história que lhe deu forças e perseverança para superar desafios e ter uma visão ousada sobre o futuro, levando-a à liderança política na sua cidade natal em seu segundo mandato como prefeita e tantas outras conquistas já realizadas!
Anna Lorena é Bacharel em Direito, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, atualmente, doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino.
Além de considerar a educação como lugar de transformação, desenvolveu desde cedo habilidades empreendedoras que direcionaram as suas ações durante a vida estudantil; desde bijuterias, lingeries e demais acessórios femininos, Anna Lorena não parou.
Por enxergar sempre além do seus limites, sonhava em promover transformação em sociedade, representar o feminino com perspicácia. E assim o faz desde os 22 anos conquistando seu espaço na política, espaço este tão pouco ocupado pelo sexo feminino, já que na liderança política feminina: somente 01 em cada 10 candidaturas ao cargo de prefeito é de uma mulher.
A desigualdade de gênero na política ainda é uma realidade gritante, embora o cenário de candidaturas femininas venha crescendo a cada eleição. Para garantir a plena participação feminina na liderança e na vida política, um dos objetivos da ONU Mulheres é promover a inclusão do gênero feminino na tomada de decisões e na contribuição para com a vida pública, garantindo assim que a voz feminina não mais seja silenciada, conforme aconteceu por tanto tempo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres representam 12% entre os prefeitos eleitos em 2020. Dentre estas, Anna Lorena se destaca por, desde cedo, buscar conquistar o seu espaço no meio político.
Filha do ex-prefeito de Monteiro, Francisco de Assis Neves Nóbrega e neta de José Leite de Sousa, também ex-prefeito de Monteiro e ex-deputado estadual, Anna Lorena seguiu fortemente os caminhos de origem.
Aos 22 anos assumiu a Secretaria de Assistência Social de Monteiro. Aos 24 anos lançou candidatura para vereadora e foi eleita. Após isso, foi secretária de saúde por 03 anos e 03 meses, onde retornou a Câmara Municipal e, em seguida, candidatou-se ao cargo de prefeita em 2016, aos 28 anos.
Cumprindo agora o seu segundo mandato como prefeita, conforme já mencionado, afirma reconhecer a importância de sido bastante atuante em todas as áreas por onde passou, buscando sempre participar de todos os movimentos, estudos e capacitações. Embora apaixonada pela política, destaca que não desistiu do empreendedorismo comercial e, ao invés disso, uniu-o ao Empreendedorismo Social, protagonizando a criação da Rede de Mulheres do Cariri Paraibano.
À frente de uma gestão com 80% de aprovação e com atuação nas diversas áreas da gestão, a jovem prefeita tem um marco diferenciado em obras de infraestrutura e, principalmente, no desenvolvimento social. Quanto a este último, recentemente Anna Lorena lançou um programa a nível regional para ser desenvolvido com as mulheres do Cariri.
O principal objetivo da Rede de Mulheres Conectadas e Influenciadoras é conectar mulheres e promover o desenvolvimento destas em sociedade, trabalhando a partir de quatro eixos, a saber:
- Empreendedorismo Feminino - Como forma de inclusão social e de fortalecimento para vencer os desafios da transformação digital;
- Saúde da Mulher - Cuidados com o Corpo e a Mente, promovendo assim mais qualidade de vida;
- Direito da Mulher - Direito à liberdade e a segurança pessoal para garantir que nenhuma mulher sofrerá danos morais, físicos ou psicológicos, além da defesa dos direitos femininos como um todo;
- Educação Profissional - Formação e inserção ao mundo do trabalho para aumentar a empregabilidade feminina e o desenvolvimento de competências exigidas na atividade laboral.
Desafios e o desenvolvimento de atributos de liderança
Diante de toda a caminhada, Anna Lorena relata os inúmeros percalços enfrentados, bem como o desenvolvimento de competências essenciais para a liderança:
- A persistência – Conquistar o espaço na política é uma tarefa que exige audácia e, acima de tudo, persistência. Na política, o gênero feminino ainda sofre muito preconceito, tornando indispensável a coragem de se reinventar a cada desafio;
- A maturidade - Por ter iniciado sua carreira política tão jovem, muitos não duvidaram da capacidade de liderança da Prefeita Anna Lorena. Contudo, ela se nutriu a força do feminino: a garra e a determinação tem inspiração em sua mãe, a genitora que sempre a encorajou a nunca desistir dos seus sonhos.
- O aprendizado constante - Sem dúvidas, o exemplo de Anna Lorena demonstra o quão importante é reconhecer que não sabemos de tudo e que precisamos nos capacitar e evoluir cada vez mais. Diante das dificuldades enfrentadas, não só se inspirou noutras mulheres como também deseja ser uma inspiração para aqueles que acompanham a sua jornada.
Por fim, apesar da história de protagonismo da prefeita Anna Lorena, salientamos de que ainda há um longo caminho a ser trilhado pela igualdade de gênero, principalmente no cenário político paraibano em que a maior liderança é do sexo masculino. Na capital, João Pessoa, a Câmara Municipal conta com apenas 3,70% de mulheres eleitas, demonstrando assim a necessidade de estimular cada vez mais o crescimento profissional e pessoal das mulheres, a fim de que possam lograr êxito nos diversos âmbitos da sociedade em que se propuserem à contribuição e ao comprometimento com o trabalho.
Analista Sebrae-PB, atualmente na gestão da gerência regional do Cariri Paraibano. Educadora/ Especialização em Pedagogia Empresarial e Empreendedorismo e Inovação pela UFCG.