[ editar artigo]

Líder Engajada e que valoriza o coletivo

Líder Engajada e que valoriza o coletivo

Edleide de Melo Farias Tavares, é uma líder engajada que valoriza o coletivo.

Edleide é proprietária das Lojas 20+, lojas do ramo de confecção no município de Itacoatiara. Tem um perfil empreendedor, arrojado, engajada na melhoria do comércio reforçando a coletividade, busca sempre o que é melhor pra todos.

Por ter sua personalidade comunicativa e ativa, aberta a novos desafios, e ao diálogo. Recentemente, eleita presidente da Associação Comercial de Itacoatiara – ACI, por aclamação. Edleide, diz que o “objetivo é resgatar a história e colocar para funcionar esse Patrimônio Histórico da nossa cidade”

História/Trajetória

É paranaense, 44 anos, criada em Rondônia e residente no Amazonas, na cidade de Itacoatiara há 08 anos, casada e tem 01 casal de filhos.

É formada em Ciências Contábeis, mas nunca exerceu a profissão. Começou a trabalhar com 11 anos de empregada doméstica para sua vizinha, trabalhava pela manhã e no período da tarde estudava. Relatou que seu primeiro salário, atualizado para hoje seria aproximadamente R$ 200,00 comprou um sapato lindo, uma caixinha de maquiagem, uma calça jeans, cuecas para meus irmãos e uma melancia inteira, seu pai nunca conseguia comprar uma melancia inteira pois sempre tinha outras prioridades. Foi pra casa flutuando de alegria, carregando aquele peso todo da melancia.

Depois, trabalhou como atendente de balcão, secretária, vendedora, técnica de Segurança do Trabalho, Gerente Financeiro, Gerente de Compras, Representante Comercial e agora Empreendedora.

Esse seu histórico profissional a ajudou muito, ela falou que tudo que você fizer, faça bem feito e com amor. Aprenda com aquilo, um dia você pode precisar.

Já em Itacoatiara, se sentiu perdida, e buscou trabalho na sua área de formação, sem sucesso. Começou a vender sapatos (estoque de uma amiga que precisou se mudar de cidade). Torneou-se sacoleira, vendia de porta em porta, tomou muitos cafés, fez muitas amizades, conheceu praticamente a cidade toda falando de perímetro, pois levava meus sapatos para todos os bairros.

Ficou por 02 anos nessa empreitada, quando resolveu pesquisar sobre o ramo de confecção, analisou e tomou a decisão de procurar o Sebrae, e através do Sebrae consegui um financiamento pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas - Afeam foi o ponto de partida, com o recurso comprou mercadoria e acessórios para a lojinha. Fez uma queima de estoque de sapatos e iniciou nas vendas de confecção.

TOP20+ era o nome da marca da empresa, mas devido uma situação de marcas e patentes precisou fazer a mudança, mas isso não influenciou no faturamento da loja. Hoje tornou LOJAS20+, Edleide, “mudamos o nome, mas nunca vamos mudar o nosso atendimento e carinho que temos com você cliente”.

Há cinco anos trabalhando no ramo de confecção, tem uma equipe entrosada que busca aumentar as vendas a cada dia.

Relatou que,

 “Nessa vida, temos que fazer algo ou alguma coisa para nossa família, nosso próximo, nossa cidade, enfim....

Temos que nos movimentar, não ficar inerte. E o que eu aprendi e vou carregar para a vida toda é sempre fazer essas perguntas:

 Como eu posso ajudar?

O que eu posso fazer para minha família, o meu próximo, para minha cidade?”

Por esse motivo assumiu a Associação Comercial de Itacoatiara – ACI, junto com outros empreendedores que tem por objetivo unir os empresários de Itacoatiara para que juntos possam superar a pandemia e fortalecer comércio local.

 

Liderança Feminina

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você