[ editar artigo]

"Classificação Ocupacional": como a (falta de) autoconfiança pode interferir na liderança feminina

As mulheres formam grande parte da força de trabalho no Brasil e, em sua maioria, possuem especialização acadêmica superior à formação dos homens, mas elas ganham menos e ocupam menos vagas de liderança.

Esta “classificação ocupacional” pode ter como pano de fundo homens escolhendo carreiras que pagam salários mais altos do que as mulheres, mas, também, mulheres não têm confiança em sua capacidade de competir em campos nos quais se acredita que os homens têm um desempenho mais forte.

Somado a isso, muitas mulheres têm receio de expor suas ideias em discussões em grupo e, neste ponto, o papel da liderança inclusiva é muito importante, estando ciente dessa realidade e percebendo que algumas mulheres precisam de um incentivo “extra” para expressar suas opiniões.

Uma pesquisadora americana constatou que os estereótipos afetam nossas mentes com tanta força que se torna mais difícil convencer as pessoas de seu talento em campos em que acreditam que seu gênero é fraco.

Esta é uma reflexão importante, pois a autoestima pode estar afetando o desempenho das mulheres e dificultando sua participação em áreas importantes à construção do conhecimento à sociedade.

Além disso, muitas empresas buscam diversificar sua força de trabalho, mas podem enfrentar este problema, ou seja, a manutenção de mulheres dentro de uma cultura de “classificação ocupacional”, e acabam por manter o ciclo padrão de gênero/raça, inibindo o surgimento de talentos com pessoas que sejam diferentes de seus líderes.

Dra. Gisele Victor Batista

giselevictorbatista@gmail.com

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono

 

Liderança Feminina

Polo de Liderança Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultora em ESG e Responsabilidade Social | Mentora Empresarial e de Desenvolvimento Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente, Economia Circular, ODS e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você