[ editar artigo]

Maristela França e a liderança em prol do empreendedorismo feminino

Maristela França e a liderança em prol do empreendedorismo feminino

As mulheres enfrentam desafios específicos quando decidem empreender. Mas, já foi observado que quando elas têm sucesso nos negócios, trazem resultados positivos para si e o entorno. Por isso, incentivar o empreendedorismo feminino é algo estratégico, inclusive defendido por entidades como a ONU Mulheres.

O Sistema Sebrae também é uma das instituições que apoia negócios comandados por mulheres. E, foi em Mato Grosso do Sul que a nasceu a maior iniciativa de fomento ao empreendedorismo feminino do país: Mulher de Negócios – Empreendedorismo Feminino Em Pauta, que depois foi transformado no robusto Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, programa de aceleração que visa aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

A diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela de Oliveira França, vislumbrou a iniciativa em meados de 2013, pulverizada em outras ações da entidade em Mato Grosso do Sul. Até que o projeto foi tomando corpo, sendo lançado em 2019 o primeiro ciclo formatado do Sebrae Delas. Nesta época, o programa acompanhou diretamente 240 empreendedoras de MS e impactou outras duas mil com soluções específicas em empreendedorismo feminino.

Após o sucesso do programa no Estado, a iniciativa foi nacionalizada e hoje está presente em mais 16 unidades da federação. O Sebrae Delas estimulou também a formação de redes de mulheres empreendedoras Brasil afora, que encontram umas nas outras, apoio e motivação para seguir.

A idealizadora do projeto, Maristela França, acredita que o suporte de outras donas de negócios é fundamental na jornada empreendedora das iniciantes. Ela mesma buscou inspiração em outras referências, até que se tornou inspiração para mulheres e homens.

Quem é Maristela França

Única mulher entre sete filhos, Maristela nasceu no interior do Rio Grande do Sul. De sua mãe, ela recebeu uma criação onde sempre foi incentivada a acreditar em si, mesmo em uma época em que não era tão comum as mulheres ocuparem espaços de liderança. Na adolescência, ela ouviu: “Não se compare aos outros, você precisa fazer as suas coisas, para alcançar o que quer”, algo que Maristela interpretou como: “Seja protagonista da sua vida”.

Dos ensinamentos maternos, ela se lançou ao mercado de trabalho. Já em Mato Grosso do Sul, sua jornada no Sebrae mostra que quando se possui garra e propósito, é possível chegar em qualquer posição. Maristela iniciou no Sebrae/MS como estagiária em 1992. Foi efetivada como funcionária, atuou como consultora de vários projetos, até que assumiu a gerência da então Unidade de Orientação Empresarial, no período de 1997 a 2000, e da Unidade de Atendimento Setorial, já de 2001 a 2004.

Atualmente, além da carreira sólida no Sebrae/MS – instituição onde ocupa agora o cargo de diretora-técnica–, também é economista e empresária, mestre em Desenvolvimento Local e mãe do jovem Douglas Rafael.

Habilidades em liderar

Se tornar uma liderança foi um caminho espontâneo, resultado da atuação profissional e de uma profunda jornada de autoconhecimento. Para Maristela, algumas habilidades foram essenciais para se transformar em uma inspiração dentro e fora do Sebrae.

Entre elas, estão a escuta qualificada – ouvir realmente o que o outro diz e considerar o que está sendo dito; a serenidade – ouvir primeiro e depois tomar um posicionamento; e a comunicação assertiva – levar em conta o que foi dito, e a partir disso, propor algo estruturado e seguindo um objetivo.

Maristela acredita que "liderar é conversar", por isso, ela mantém uma posição de diálogo. E, para as interessadas em empreender, ela aconselha a busca de uma mentoria ou “tomar um café” com uma empresária que já passou pela jornada empreendedora.

Por fim, Maristela afirma que todas as mulheres podem ser protagonistas de suas vidas. E segundo ela, isso vem ao encontro de uma das características percebidas no programa Sebrae Delas: As mulheres são humildes em dizer "eu não sei", mas são ousadas em dizer "eu vou aprender".

A decisão de empreender e de acreditar em si é de cada uma. A grande lição que fica da idealizadora do Sebrae Delas é a seguinte: Todas as mulheres são capazes e possuem o dom de realizar o seu propósito de vida.

Liderança Feminina

Polo de Liderança Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você